Grupo12Aérea

Comparativo entre aviação comercial e executiva

Qual o melhor mercado, onde tenho mais qualidade de vida? Onde posso ganhar um salário melhor? Em qual me torno um profissional mais gabaritado?
Sou um piloto que vi o dois lados da moeda e vou tentar ser o mais imparcial possível fazendo as comparações.

Qualidade de Vida
Na aviação comercial trabalhamos com escala e temos nossa base, é possível morar fora de base, pois podemos “viajar” a bordo de carona, famoso passe.
A escala é mensal divulgada com 5 dias de antecedência e na maioria das vezes com 8 folgas mensais, sendo pelo menos uma folga social no mês (folga no fim de semana), geralmente as folgas são agrupadas em 2 ou 3 dias seguidos, mas existem também as mono folgas.
Sobre a FLEXIBILIDADE
A escala é inflexível por parte do funcionário, não é possível trocar com colegas e as faltas são penalizadas, já a empresa muda a escala com aviso prévio o que pode provocar uma piora ou melhora no salário visto que 60% do salário é variável ( produtividade, horas voadas) você consegue solicitar até 3 folgas em uma escala mensal nos dias que você tem interesse, geralmente essas folgas tem que ser pedidas com antecedência de 45 dias.
Não existem horários definidos e as programações geralmente são de 6 dias, podendo ser todos os 6 pernoites fora de base ou de reserva e sobreaviso(feitos na base). Você pode se apresentar a qualquer hora do dia ou da noite, é comum em uma programação de 6 dias você se apresentar cada dia num horário, as vezes até durante as madrugadas.
Porque a maioria dos pilotos da Executiva desistem de ir para a Comercial?
Na aviação executiva existem diversos empregos, que vão de monomotores a pistão a grandes jatos. Se compararmos com jatos de médio a grande porte (onde vai a maioria dos pilotos quando saem da Comercial.
Na executiva podemos dizer que cada emprego é único. Uns voam pouco, outros voam muito, uns só durante a semana, outros só nos feriados, existem empregos com 2,3 e até 4 pilotos cobrindo 1 avião, o ideal são 3 pilotos, Assim folgas são viáveis. A executiva não tem escala e sim sobreaviso sendo possível passar 1 mês em casa esperando o telefone tocar ou ainda cumprir uma escala entre pilotos e não entrar no avião(quando há 3 ou mais pilotos). O que pode melhorar a qualidade vida, pois estará mais noites e mais dias em casa. Também na executiva em voa-se bem menos que na comercial.
Aviação Executiva
Os valores abaixo são de pilotos com um certa experiência, e não valores de piloto no início da carreia.
Assim como existe na comercial co-pilotos com 8.000 horas de vôo, também tem comandantes com 5.000 horas. Tudo depende do momento em que se entrou.
Uns levaram 5 anos a serem promovidos a comandante e outros já ficaram18 anos como co-pilotos (ex.VARIG)
Geralmente os salários na executiva são mais altos, mas não é regra para quem voar esse tipo de aeronave necessariamente terá esse salário, pois os valores do mercado variam de cidade para cidade, patrão para patrão, etc… Tudo depende da negociação.
Na comercial os salários são pagos por produtividade. Na executiva o salário é fixo não depende de horas voadas.
Faixa salarial em grande centros (SP, RJ, BH.. Etc)
Turbo-hélice médio(ex. KING350)
Comandante 18.000 a 25.000 Reais
Co-piloto 6.000 a 14.000 Reais.
Jato Médio (Phenon 300)
Comandante 24.000 a 30.000
Copiloto 8.000 a 15.000
Jato Grande (ex Gulfstream 550) 
*Comandante 35.000 a 50.000
Copiloto 15.000 a 20.000
*pilotos chefe, pois esse jatos contam com 3 ou 4 pilotos e geralmente há um piloto chefe )
*existem empregos na executiva com bônus e benefícios exemplos: 15 salários anuais, carro pago e outros.
 Estes exemplos como havia dito, não são regra, mas apenas a média salarial, já vi vários estudos salariais para negociação com patrões. Valores acima são brutos, porém existem pilotos que voam como “Pessoa Jurídica” que recebem este valor líquido, porém perdem os benefícios do “CLT” mas em compensação evitar pagar altos impostos.
Aviação Comercial
Comandante nacional: 15.000 a 28.000 Reais
Copiloto nacional: 7.000 a 12.000 Reais
Comandante internacional: 33.000 Reais
Copiloto internacional: 16.000 Reais
PS: Esta variação engloba de E170 a B737/A320. Instrutores de rota ou checadores tem-se geralmente um salário melhor.
Na comercial o salário flutua mensalmente o que geralmente não ocorre na executiva, para se ter uma média é só pegar a declaração anual que a empresa manda e dividir por 12.
Na Aviação Comercial algumas empresas dão alguns benefícios leves como a previdência complementar. Lembrando que na comercial quando não voa não ganha. Apenas na volta de férias você recebe salário base pois não voou.
 Vantagens
É fato que na comercial nos tornamos pilotos mais voados, e profissionais mais gabaritado, pois ganhamos pra voar, já na executiva ganhamos para ficar a disposição.
Um piloto na comercial chega a voar mais de 800 horas por ano enquanto na executiva uma média bem alta estaria em 400 horas ano.
Na aviação comercial as regras e procedimentos são mais rígidos, tornando os pilotos extremamente padronizados(em alguns casos até demais, tirando a capacidade do aviador sobre a tomada de decisão pois a empresa especifica até quando se deve arremeter). Na executiva tudo depende do profissional pois as regras são ditas pelos fabricantes e cabe ao aviador cumpri-las ou não.
Comparando a aviação comercial internacional com a executiva de longo curso, na comercial quando uma empresa vai operar pela primeira vez em determinada localidade, vai uma equipe de pilotos avaliar a localidade para montar um briefing para o restante do grupo, já na executiva o aviador pode passar por 5 países numa programação de 6 dias sabendo com 1 dia de antecedência para onde esta indo, o que torna o aviador mais dinâmico, rápido e capaz de se moldar rapidamente ao ambiente que será exposto. Por outro lado pelo fato de ter menos cobrança pode-se tornar um pouco mais relapso aos padrões e também a segurança de vôo.
Muitos aviadores são levados pela maré. O que surgir primeiro ele está dentro (executiva ou comercial) pois hoje em dia está muito difícil escolher um tipo de mercado na aviação.
É bom lembrar que tudo oscila e mesmo que hoje se esteja na melhor posição, o mercado pode se recuperar inesperadamente e aí pode vir a oportunidade, portanto devemos estar preparados para o futuro que desejamos. Vale a pena lembrar a máxima: “Cavalo arriado não passa duas vezes”.
Aviador anônimo

As informações são"http://paraserpiloto.com/2014/05/05/apa-pilotos-comparativo-entre-aviacao-comercial-e-executiva/".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.