Grupo12Aérea

Donos da Avianca são os únicos a seguir no processo de privatização da TAP


 Os irmãos Germán e José Efromovich, que controlam as companhias aéreas AviancaTaca e Avianca Brasil, ficaram mais próximos de comprar a TAP. Nesta quinta-feira, 18,, o governo português anunciou que a Synergy Aerospace, empresa na qual os dois empresários são sócios, foi a única habilitada a participar do processo de privatização da companhia aérea estatal.
Presidente da Avianca Brasil, José Efromovich confirmou ao Estado que o grupo está participando do processo de privatização da TAP. "Fizemos uma proposta inicial e aguardamos as próximas etapas do processo", disse o executivo.
Ele afirmou que assinou um termo de confidencialidade com o governo português e, por isso, não poderia informar detalhes da proposta. Efromovich revelou apenas que a Synergy Aerospace, postulante a adquirir a TAP, tem sede no exterior. Segundo Efromovich, a sub holding do grupo Synergy é uma empresa não operacional.
O Conselho de Ministros de Portugal informou que, depois de fazer um levantamento de potenciais investidores e manter conversas com diversas entidades "de referência" no setor de aviação civil, recebeu apenas uma proposta não vinculativa. De acordo com comunicado divulgado ontem pelo governo português, a intenção da Synergy é comprar a totalidade das ações da TAP. A Synergy diz que ainda não foi comunicada oficialmente de sua aprovação para a próxima etapa da privatização.
Nos últimos meses, especulou-se no mercado que a aérea portuguesa seria disputada por gigantes como a IAG (dona da Iberia e da British Airways) e a asiática Qatar Airways.
Com idas e vindas, o processo de privatização da companhia se arrasta há pelo menos dez anos. Este ano, porém, o governo português se viu pressionado a vender logo a aérea, uma vez que a chamada troica (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) impôs a venda como uma das condições para socorrer o país, imerso em uma de suas piores crises.
Especialistas ouvidos pelo Estado classificaram de ousada a apresentação de uma proposta pelos irmãos Efromovich. "É uma ação bastante agressiva. Com essa operação, a Avianca ganharia uma grande musculatura internacional", disse o professor Elton Fernandes, da UFRJ.
A proposta pela TAP acontece depois de uma série de fusões e aquisições regionais que tornaram a AviancaTaca uma das principais forças da aviação civil na América Latina, ao lado da Latam (união da TAM com a chilena LAN). Com atuação inicialmente na Colômbia, em 2009 a Avianca anunciou que estava se fundindo com a Taca, de El Salvador. Em 2010, já como AviancaTaca, a companhia adquiriu a equatoriana Aerolíneas Galápagos (AeroGal). No mesmo ano, a brasileira OceanAir, também pertencente aos Efromovich, passou a usar a marca Avianca, porém se mantém uma empresa independente da colombiana.
A aquisição da TAP ajudaria a Avianca a estender seu domínio a um território pouco explorado. A empresa faz voos para toda a América Latina e para os Estados Unidos, mas tem presença tímida no mercado europeu. Na região, o único país que recebe voos da empresa é a Espanha.
Outra atratividade para a Avianca é a possibilidade de se tornar alimentadora dos voos da TAP no Brasil. Hoje, a empresa portuguesa é a segunda estrangeira com mais frequências internacionais para o Brasil, atrás da American Airlines, e a primeira em número de destinos atendidos. Em 2011, 26% da receita da TAP veio do mercado brasileiro.
Com a expectativa de que a TAM deixe a aliança global Star Alliance, mesma da TAP, a Avianca, mais nova integrante do grupo tende a se beneficiar. "Com a saída da TAM da Star Alliance, a Avianca fica com a faca e o queijo na mão para ser a grande alimentadora e distribuidora da Star Alliance no Brasil", diz o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respicio Espírito Santo.


As informações são"MSN Por Glauber Gonçalves, da Agência Estado e Marina Gazzoni, de O Estado de S. Paulo, estadao.com.br".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.