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Para os novatos o que é PAPI


PAPI (Precision Approach Path Indicator), em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de luzes, colocados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objectivo informar os pilotos sobre a altitude correcta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar.


Exemplo de uma das luzes do PAPI
O PAPI é composto por duas, ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3Km) durante o dia, e a 20 milhas (37Km) à noite. Consoante o ângulo de aproximação à pista do avião, as luzes podem variar entre:



Sistema de quatro luzes
4 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
3 vermelhas, 1 branca: o avião está abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
2 vermelhas, 2 brancas: o avião está no percurso de aproximação correcto (ângulo de descida ideal)
1 vermelha, 3 brancas: o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
4 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
Sistema de duas luzes
2 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
1 vermelha, 1 branca: avião está no percurso de aproximação correcto (ângulo de descida ideal)
2 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto).


O Papi pode ser instalado em apenas uma lateral ou nas duas laterais da pista de pouso (4 ou 8 unidades de luz). O sistema é formado por quatro unidades de luz dispostas em diferentes ângulos nas laterais da pista. Na sua forma básica o PAPI consiste em uma única barra dividida em duas barras laterais à pista, cada uma com o mesmo número de unidades de luz. Cada unidade é capaz de gerar e emitir duas cores: vermelho em baixo, branco em cima, apresentando um nítido corte entre os dois setores.


O ajuste de cada unidade de luz é feito de modo que qualquer mudança na trajetória de aproximação da aeronave resulta numa mudança no número de unidades de luz que aparecem vermelhas ou brancas. Assim, com uma aproximação muito alta será vista uma barra toda branca e quando a aproximação for muito baixa a barra será vista toda vermelha. Na trajetória correta a metade das unidades de luz aparecem com as luzes brancas e a outra metade aparecem com as luzes vermelhas, em cada lado da pista. O piloto de uma aeronave convencional tentará se aproximar numa trajetória tal que lhe seja possível ver duas luzes vermelhas e duas brancas em cada lado; para as grandes aeronaves o mesmo sistema simples pode ser usado desde que o piloto faça a aproximação com uma luz vermelha e três brancas em cada lateral da pista; e, para uma aeronave veloz militar, a aproximação deverá seguir o sinal de três luzes vermelhas e uma branca em cada lateral da pista.

O PAPI, por ser um sistema com melhor desempenho técnico e operacional do que o VASIS, foi considerado pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) como auxílio padrão de aproximação em substituição ao VASIS.


As informações são"flightsimulatorportugal e wikipedia".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos

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