Grupo12Aérea

O Homenagem ao Dia do Aviador, Hoje dia 23 de outubro de 2011


É um pássaro? É o Super Homem? Não! É o avião de Santos Dumont! Será possível voar algo mais pesado que o ar? ...


Beleza infinita de um sonho realizar.
Poder sentir, amar e até nuvens tocar...
Embevecido de tanto prazer,
a brisa de leve meu rosto roçar;
Saber que também posso voar...
Alegria que segue um infinito sentir.
Quem me dera este prazer repartir
a todos que estão a me seguir.
Ao homem Deus não deu asas,
mas nos presenteou com sabedoria e inteligência,
assim, pode este proezas fazer.
Explodir de alegria, voar como os pássaros.
Tornar seu sonho realidade,
satisfação que poucos puderam sentir.
Felizardo sou eu de todo este prazer usufruir...

Dia do Aviador, data grifada em nosso calendário cívico, cultivamos a memória de um dos nossos vultos históricos. 

Um brasileiro, reconhecido pelo Mundo, condecorado por vários países, várias praças e estátuas, que dizem de seus feitos, realmente merece bem a nossa veneração. 
ALBERTO SANTOS DUMONT, o gênio criativo, nascido em Cabangu no município de João Aires, próximo a cídade de Palmira, hoje Santos Dumont, no Estado de Minas Gerais, em 20 de julho de 1.873. 
  Viu pela primeira vez, um balão aerostático numa feira, na cidade de São Paulo em 1.888. Ali mesmo sentiu a sensação de subir com o balão, as alturas que somente aos pássaros era possível. 
Depois da morte de seu pai, em 30 de agosto de 1.892, mudou-se para Paris, na França, perseguindo o objetivo de seus sonhos, o que conseguiu em 22 de março de 1.898, em sua primeira ascensão aerostática. 
Dedicando-se decididamente a aperfeiçoar seus balões, em julho acontece sua primeira ascensão livre com balão de nome "Brasil", que mandou construir para seu uso pessoal. 
  No mesmo ano, ainda em 18 de setembro, foi sua primeira experiência com o seu balão dirigível nº 01, sendo a primeira vez que um motor a explosão adaptado a um veículo aéreo funciona no ar.Até o balão dirigível nº 14, se passaram uma infinidades de experiências, de tamanhos, formatos, motores, hélices, lemes, etc., deixando o dirigível nº 14 famoso, servindo sua hélice e motor para as primeiras experiências com o aeroplano nº 14 Bis, entre os dias 25 de julho a 23 de outubro de 1.898 quando no Campo de Bagatelle, em Paris, voou perante a Comissão Fiscalizadora do Aero Clube da França, ganhando a taça ARCH-DEACON, por realizar o primeiro vôo de aparelho mais pesado que o ar. 
  Vieram após o aeroplano nº 15, o nº 16, inicialmente com um motor e porteriormente transformado em biplano. O nº 18, no qual a principal experiência era um deslizador aquático, cuja experiência se deu no Rio Sena. 
  Inclinava-se ele a crer que a verdadeira função dos veículos aéreos consistiria no transporte rápido de passageiros, correspondências e cargas. Tentou levar o mundo a partilhar de suas idéias, mas os homens mais eminentes não as aceitavam, e a imprensa, noticiando os seus desastres, passara a apelidá-lo de "Santos Desmonta". Em 1.902, entretanto, o Príncipe de Mônaco ofereceu-se para construir um hangar, se Santos Dumont quisesse levar os seus dirigíveis para Monte Carlo, durante o inverno. Santos Dumont aceitou. O jovem brasileiro com o seu ar afável e negligente, era visto em jantares com o Príncipe de Mônaco e em ceias com os grandes banqueiros. Quando passava nos ares, a sensação geral, que causava, se renovava sempre. No mar as embarcações faziam cortejo em sua honra. Célebres corredores de automóvel aceleravam os seus carros na estrada do litoral, chegando a ultrapassar 60 quilômetros por hora, para acompanhar o seu vôo. 
  Depois de muitas experiências com aparelhos que eram metade avião metade balão, Santos Dumont galgou novos êxitos. 
Em 1.906 deu ao mundo a primeira demonstração pública de vôo num aparelho "mais pesado que o ar". (Os irmãos Wright só vieram a voar públicamente em 1.908.) Criou depois os primeiros monoplanos bem sucedidos, construídos de bambu e sêda japonesa, que não pesavam, incluindo motor e aviador, mais que 110 quilos! Batizou-os o inventor com o nome de Libélulas. Em 1.909, resvalando pelas cercas e pelas copas das árvores na sua segunda Lebélula, bateu um novo recorde, ao alcançar 95 quilômetros por hora num percurso de oito quilômetros. 
Foi seu último triunfo. Já em 1.909 a aviação começava a escapar das mãos dos inventores para as dos engenheiros e mecânicos. Nos hangares, Santos Dumont encontrava homens mal educados que só falavam o calão das ruas; os homens da aviação só pensavam em corridas e pequenos concursos, para ganhar prêmios. Para um homem com a educação requintada e os ideais de Santos Dumont isso era intolerável, e por este motivo retirou-se da arena. 
Como Nobel, Santos Dumont acreditava que as suas invenções haviam de tornar tão terrível a guerra que os homens não pensariam mais nela. Esta convicção sofreu um rude golpe ao declarar-se a Primeira Grande Guerra Mundial.

O aeronauta isolou-se na sua casa nos arredores de Paris, onde sofreu acessos de neurastenia, atribuindo a si até a responsabilidade pelo conflito. 
Nos anos que se seguiram ao armistício, cada desastre de aviação avivava a sua crença de que a dádiva que fizera ao mundo era na realidade uma invenção infernal. Voltando para o Brasil em 1.928, um avião da Condor, que tinha ido ao encontro do navio em que êle viajava, caiu no mar, morrendo os seus tripulantes. Santos Dumont assistiu aos funerais e depois encerrou-se por vários dias num quarto de hotel. Quando se deu o desastre do dirigível R.101, tentou suicidar-se. Desde então os parentes e amigos passaram a exercer extreita vigilância à sua volta. 
Durante a Revolução Paulista de 1.932, Santos Dumont via passar pelos céus de sua terra natal, usada como poderoso instrumento de destruição, a máquina cuja concepção datava do dia em que, no seu dirigível, êle dera volta à Tôrre Eiffel. Um dos sobrinhos, que sempre o acompanhava, deixou-o um dia sozinho por alguns momentos. Ao voltar, não mais o encontrou com vida. 
Faleceu Santos Dumont, no dia 23 de julho de 1.932, no Guarujá com a mágoa de ver seu invento, não a serviço do homem, mas ser usado para destruir o mesmo homem, sentindo sua luta inútil pela Paz, a que toda sua vida dedicou com amor verdadeiro, fosse usado para sua destruição. 
Santos Dumont morreu, mas seu espírito criativo continua em nossas mentes, por isso o cutivamos num preito de veneração e saudades. 
Seu coração encontra-se no salão nobre da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, em artístico escrínio de ouro, para que os aficiais que lá são formados, sintam a sua nobreza e o seu pulsar indefinidamente, nos corações de todos os brasileiros.


Fonte:mensagensvirtuais


O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.