Grupo12Horas.Aérea

De novo, explode motor da Pantanal em Bauru (atualizado)

O avião da Pantanal que serve a linha em Bauru, cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo, voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo.

O ATR-42, prefixo PT-MFM, havia saído do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), ontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus. Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

A Pantanal planejava fazer um trajeto com voo vazio para testar o motor do avião mais uma vez. Defeito semelhante havia levado a Agência Nacional de Aviação Civil a proibir o avião de voar na quarta-feira.

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo. Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

A Pantanal pediu “desculpas pelo transtorno’’ e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes “seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia’’.

Nota Sobre Incidentes The Aviation Herald
A Pantanal Linhas Aéreas de Transporte Regional Avion ATR-42-300, matrícula PT-MFM vôo realizando P8-4758 de São Paulo Guarulhos, SP para São José do Rio Preto, SP (Brasil) com 44 passageiros, estava na subida inicial através de cerca de 1500 pés para fora do Aeroporto de Guarulhos quando o motor mão direita (PW120) emitiu um estrondo alertando a tripulação para fechar o motor para baixo. A aeronave retornou ao Aeroporto de São Paulo Guarulhos para uma aterrissagem segura cerca de 10 minutos após a partida. Passageiros relataram que viram faíscas e fumaça do motor lado direito apenas quando emitiu a grande estrondo. A hélice direita posteriormente interrompido. O vôo foi cancelado, os passageiros foram rebooked para o vôo mais tarde fora do Aeroporto de São Paulo Congonhas. A companhia aérea confirmou problemas técnicos. Os passageiros foram levados de ônibus para o Aeroporto de Congonhas e continuou seu caminho de lá. Uma análise da estrutura do avião em 29 de junho pela ANAC mostrou um fluxo contínuo de óleo do motor através de um vazamento no motor mão direita, além de um defeito com transponder do avião . O avião foi aterrado. Em 30 de junho, após uma nova inspecção, o avião foi liberado para vôo pela Anac, mas teve que voltar no próximo vôo.

Atualizado 21:25pm 
A aeronave continuou a Bauro para um pouso seguro. As pernas para a frente a Araçatuba, SP e Guarulhos foram cancelados. . Aracatuba os passageiros foram transportados de ônibus . Postflight Uma inspeção revelou outro vazamento de óleo no motor da aeronave sofreu outro problema com seu motor lado direito quatro dias anteriores, consulte.

Fonte/Via:Jornal da Cidade - Baurú por Ricardo Gallo
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.