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Que o tipo de combustível utilizado nos aviões?

O combustível para aviação é um tipo de combustível fóssil usado em aeronaves. Ele é geralmente de uma qualidade maior do que os outros combustíveis com menos aplicações críticas para o aquecimento ou transporte, e contém mais aditivos para reduzir o risco de congelar ou explodir em altas temperaturas, além de outras propriedades.

A maioria dos combustíveis para aviação são derivados da gasolina usada em motores com velas de ignição como os motores a pistão ou diesel para motores a turbina a jato. Outros combustíveis alternativos foram usados experimentalmente mas sem nenhum efeito satisfatório.
O Avgas (Gasolina de avião em inglês) é vendido em pequenos volumes e usado em aeronaves pequenas enquanto o jet fuel (combustível de jato em inglês) é vendido em grandes volumes e operado tipicamente por aviões comerciais, militares e de grandes corporações.

A Convenção Internacional da Aviação Civil, a qual entrou em operação em 1947, acabando com as taxas para os combustíveis usado em aeronaves. Austrália e Estados Unidos se opuseram mundialmente à tributação do combustível usado na aviação, mas um número de outros países expressaram interesse.
O combustível de aviação é freqüentemente distribuído de um caminhão-tanque o qual se dirige aos aviões e helicópteros. Alguns aeroportos têm bombas de combustível similares às bombas que enchem os táxis-aéreos.
O combustível de aviação é transferido para a aeronave via dois métodos: debaixo da asa ou sob a asa. O abastecimento ocorrido debaixo da asa, é conhecido como ponto-simples, é usado para aeronaves grandes ou para combustível de jatos exclusivamente. O abastecimento ocorrido sob da asa é usado em pequenos aviões, helicópteros e toda aeronave de motor a pistão. O abastecimento ocorrido sob a asa é similar ao abastecimento automobilístico – uma ou mais mangueiras de combustível são colocadas no avião igual a uma bomba de combustível convencional. Para este tipo de abastecimento, uma mangueira de alta pressão é atachada e o combustível é enchido até chegar a 50 PSI. Neste tipo de distribuição de combustível entre tanques é automatizada ou controlada por um painel de controle localizado no cockpit da aeronave.
Por causa do perigo de confusão dos tipos de combustível, um numero de preocupações foram tomadas para distinguir entre AvGas e Combustível de Jato além de marcar claramente todos os containers, veículos, e bombas de combustível. AvGas pode aparecer nas cores vermelho, verde ou azul e é distribuído em bocais com um diâmetro de 40 milímetros (49 milímetros nos EUA). A abertura para os tanques de combustível de aeronaves com motores a pistão não pode ser maior do que 60 milímetros de diâmetro. O Combustível de Jato necessita de um bocal chamado de “tubo J” que possui uma abertura retangular maior do que 60 milímetros de diâmetro, assim não pode se combinar com as bombas de AvGas.
De qualquer forma, alguns jatos e aeronaves com turbinas, além de alguns modelos de helicópteros, necessitam de um bocal muito pequeno, fazendo assim com que o “tubo J” requeira um boucal menor para ser instalado na aeronave.

Os Aviões com motores a Pistão e SuperAlimentados podem Utilizar dependendo do motor 2 tipos de combustivel:

1- AVGAS que é a gasolina de Aviação
2- DIESEL ( a fabricante Australiana JABIRU, desenvolveu este motor há uns 3 anos )

Os Aviões a Turboélice podem dependendo do motor utilizar :

1- Querosene de Aviação
2- AeroÁlcool ( que é o caso do Ipanemão da Embraer )

Os Aviões a TurboJato e TurboFan, usam querosene de Aviação.

Biocombustível para aviação

Depois de se consolidar na liderança da venda de biodiesel no país, a Petrobras Distribuidora já começa a se preparar para a inserção dos biocombustíveis no mercado de aviação com o Bio QAV (biocombustível misturado ao querosene de aviação).

Na abertura do seminário “Biodiesel BR: Consolidado em Terra, Iniciado no Mar e a Caminho do Ar”, a presidente da Petrobras Distribuidora, Graça Foster, afirmou que, em apenas 13 meses, a empresa montou a maior cobertura na venda de biodiesel no país, estando preparada para atender a todo o mercado nacional a partir de 13 de janeiro de 2008, quando começa a valer a obrigatoriedade da comercialização do B2 (mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel comum ou aditivado).

A empresa já realiza estudos para adequar as 13 bases que movimentam querosene de aviação no país e as instalações fixas (tanques) e móveis (caminhões abastecedores) nos 120 aeroportos em que opera. Também irá estender as adaptações do Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) às normas e procedimentos técnicos relativos ao novo combustível, aos seus fornecedores e ao treinamento de sua força de trabalho. “É possível que no fim de 2008 estejam sendo realizados vôos em caráter experimental com o Bio QAV, e a Petrobras Distribuidora quer e vai participar deste processo”, disse Graça Foster.

A presidente apresentou ainda dados sobre o mercado de biodiesel e as vendas para os setores automotivo, ferroviário, marítimo, industrial e de geração de energia.

Via:Petrobrás

O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Priscilla Campos,Alan Alves

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