Grupo12Horas.Aérea

Controladora de voo tieta Ivete Sangalo e põe voo em risco


Uma controladora de voo de São Paulo colocou em risco a segurança do tráfego aéreo ao manter uma conversa informal com a cantora Ivete Sangalo pelo sistema de comunicação dos pilotos. A notícia foi divulgada com exclusividade na última quinta-feira (26) an RedeTV.
O incidente ocorreu em novembro de 2010. A conversa entre a controladora fã de Ivete Sangalo e o avião da artista durou 1 minuto e 14 segundos e fez com que outras aeronaves perdessem contato com a unidade de aproximação de tráfego áereo, que orienta as aeronaves que estão fora da jurisdição dos aeroportos.
A frequência de rádio não é como o telefone. Se uma aeronave está em contato com a torre de controle, outros aviões não conseguem estabelecer contato com o solo, explica Agostinho Aurélio dos Santos, especialista em segurança de voo.
Segundo a RedeTV!, o avião da cantora iria pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Para João Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, "essa é uma irregularidade grave", pois os controladores de voo são responsáveis por orientar o pouso e decolagem de várias aeronaves simultaneamente. Cada controlador é responsável por gerenciar o tráfego de 10 a 15 aeronaves.
O Ministério da Defesa recomenda que as comunicações dos controladores de voo devem ser as mais breves possíveis. Até mensagens simples como "bom dia" ou "feliz natal" devem ser evitadas. Para os especialistas e ex-pilotos, conversas paralelas colocam a vida dos passageiros em risco.
Gustavo Ferreira, tenente-coronel aposentado da Força Aérea Brasileira, diz que um incidente semelhante ao ocorrido entre o avião de Ivete Sangalo e a unidade de aproximação de tráfego aéreo pode ter contribuído para a queda do avião dos Mamonas Assassinas em 1996. O controlador de voo teria bloqueado a frequência de voo durante 12 minutos.
A assessoria de Ivete Sangalo informou a RedeTV que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o caso.
Afastada
A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu uma nota na última sexta-feira (27) informando que afastou de suas funções a controladora de tráfego aéreo que manteve uma conversa informal e tietou a cantora Ivete Sangalo pelo sistema de comunicação reservado aos pilotos. O procedimento colocou em risco a operação de aeronaves em São Paulo.



Fonte/Via: Carnasite/RedeTV
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.