Rafale, que disputa FX-2, fará evento em São José dos Campos
São José dos Campos - O consórcio Rafale, um dos participantes da concorrência do FX-2, para a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), realiza hoje em São José dos Campos o seminário "Tecnologias do Grupo Rafale para a região de São José dos Campos - Educação, P&D e Inovação". O evento começa às 9 horas, no Parque Tecnológico. Serão discutidas as possibilidades de parcerias entre empresas e institutos de pesquisa do Brasil e da França envolvendo processos de transferência de tecnologia.
Haverá também oportunidade de contato direto entre executivos da Dassault, fabricante francesa do jato Rafale, e empresários brasileiros do setor aeronáutico. Há cerca de dois anos, a empresa francesa assinou memorandos de entendimento com mais de 50 empresas brasileiras no âmbito da concorrência dos caças com vistas a futuras cooperações. São José dos Campos concentra o principal polo de defesa do País, tanto no setor industrial como na área de pesquisa e desenvolvimento.
O evento promovido pelo consórcio Rafale tem apoio do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), braço da administração municipal para a implementação de ações como o APL (Arranjo Produtivo Local) Aeroespacial, com 70 empresas associadas. Os APLs são concentrações de empresas de um mesmo segmento que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Em 2010, a administração municipal repassou R$ 1,290 milhão ao Cecompi para a gestão dos programas de inovação tecnológica, entre eles o APL Aeroespacial.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o APL facilita o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, produtos e linhas de financiamento. E também impulsiona o acesso destas empresas ao mercado externo. O Arranjo Produtivo Local Aeroespacial de São José é um dos principais APLs do Estado de São Paulo. A Prefeitura de São José dos Campos informou que apesar do apoio ao consórcio Rafale também está aberta a parcerias com todas as empresas participantes do FX-2. Além da francesa Dassault, chegaram à etapa final da licitação a americana Boeing, e a Saab (Suécia).
Via:
DCI
Foto: Blog parceiro HANGAR DO VINNA
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.