A análise da empresa indica que a demanda continuará forte, impulsionado por ambos os passageiros que voam a negócios e lazer. Historicamente, o crescimento da demanda no mercado brasileiro de aviação doméstica tem uma forte correlação com o crescimento do PIB.
"Em 2010, observamos uma mudança no perfil de passageiros no Brasil, com a migração de passageiros dos ônibus das companhias aéreas, especialmente em viagens de mais de 800 quilômetros. Em linha com esta tendência, ainda em 2010, a TAM iniciou seu projeto de varejo, porque acreditamos que grande parte do crescimento nos próximos anos virá dos brasileiros de classe média que vai voar para a primeira vez ", diz Líbano Barroso, a TAM Airlines CEO.
Alinhado com o crescimento da demanda, a empresa vai aumentar a sua oferta através do aumento da frota de sete aviões, o que inclui dois Airbus A330, dois A321 e três A319.
"Vamos também continuar a optimizar os custos através da utilização saudável das nossas aeronaves no mercado doméstico, crescimento da nossa oferta de 10% para 14%. No mercado internacional, a oferta vai crescer 10% com o lançamento de duas novas freqüências ou "destinos", explica Marco Antonio Bologna, presidente da TAM SA.
TAM Airlines espera que o seu projecto de retalho vai aumentar o volume de passageiros em horários fora de pico, e isso vai contribuir para um aumento nos fatores de carga geral. No mercado doméstico, a TAM Airlines espera de seus fatores de carga em 2011 para estar em uma faixa de 67,5% para 70%, enquanto no mercado internacional, a média esperada é de 83%. Essa combinação de fatores leva a empresa a acreditar que a recuperação do rendimento vai coexistir com o crescimento considerável da procura.
Com a diluição dos custos fixos e os esforços da empresa de redução de custos, a TAM Airlines é esperado para reduzir seus custos por assento-quilômetro oferecido (CASK), excluindo custos de combustível, de 5% em 2011.
TAM irá monitorar suas estimativas trimestrais e, em caso de mudanças significativas nas condições de mercado, macroeconômicos ou internos, os indicadores de previsão será revista.
Via:Focus on Travel News