Grupo12Horas.Aérea

Aeroportos podem ter greve no dia 1º

Os aeronautas e aeroviários prometem cruzar os braços no próximo sábado, dia 1º de janeiro, caso as negociações com os patrões não sejam retomadas. "Tudo será decidido na quarta-feira, mas a tendência é essa. Escolhemos o dia 1º de janeiro por causa da posse", disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbuíno. Caso a promessa seja cumprida, os aeroportos brasileiros devem ficar abarrotados no feriado de ano-novo. 


No início da semana, os funcionários das empresas aéreas ameaçaram entrar em greve e a Justiça Federal no Distrito Federal expediu liminar que estendia até 10 de janeiro a proibição de greve da categoria, sob pena de multa de R$ 3 milhões por dia no caso de descumprimento. Na noite da última quinta-feira, a liminar foi derrubada, mas ficou mantida a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina atividade de 80% do efetivo até 2 de janeiro, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia. A categoria deve recorrer da decisão amanhã. "Nosso advogado jáestá preparando o recurso. Por lei, é exigido apenas 30% do efetivo trabalhando", reclamou a presidente do sindicato.

A reivindicação inicial da classe era um reajuste salarial de 15%, reduzido para 13% por falta de acordo. Os aeroviários e aeronautas também lutam pela criação de novos pisos salariais, com ganho de 30%, e pela criação de um piso para os operadores de equipamento de viatura - aqueles veículos que circulam na pista dos aviões levando bagagem e mantimentos. De acordo com o SNA, a categoria rejeita qualquer proposta com percentual abaixo de dois dígitos. As companhias ofereceram inicialmente um reajuste de 6,5%, que já subiu para 8%. O índice, no entanto, não foi aceito. 


Via:Jornal O Norte

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.