Grupo12Horas.Aérea

Como funcionam os Reversos dos motores de um Jatos

Aviões a jato possuem altas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso (150 a 250 km/h).

Numa operação de aterrisagem, devido à alta velocidade, o avião a jato faz grande uso dos flaps para permitir uma aproximação em velocidade mais baixa (pois estes aumentam a superfície das asas e consequentemente a sustentação), e do reverso de empuxo(a turbina gera um fluxo de ar para frente, e não para trás), para reduzir a velocidade da aeronave quando jã no solo.


O reverso é um sistema amplamente utilizado na aviação, serve como ajuda para fazer parar o avião durante a operação aterrissagem.

Na maioria das aeronaves, há sistemas que impedem sua utilização em voo, tornando quase impossível que seja acionado sem que todas as rodas, inclusive a bequilha, estejam em contato com o solo.

Em geral, seu funcionamento é muito simples: desvia o fluxo do ar que é dirigido para trás de forma a impulsioná-lo para frente, no sentido contrário do deslocamento do avião. Daí vem o seu nome, reverso, o certo seria chamá-lo de ‘empuxo de ar reverso’. Ao desviar o ar para frente, o sistema cria um arrasto que ajuda na desaceleração da aeronave.

Existem vários tipos de reversos. Nos aviões turbo hélice, o sistema é mais simples: as pás das hélices passem pelo ponto neutro, onde elas não produzem nenhum tipo de tração, para um ponto negativo onde elas ao invés de puxar o avião começam a segurá-lo e assim ajudando na desaceleração. A quantidade de força aplicada ao reverso fica por conta do piloto acelerando mais os motores.

Mesmo nos aviões a jato existem vários tipos de reversos onde a eficiência é que define qual o modelo será utilizado levando em conta vários fatores, como: velocidade de pouso, peso da aeronave, etc.

Nos reversos do tipo “blocker door”, bloqueador de portas, usado na grande maioria dos aviões comerciais de grande porte, a saída do ar é bloqueada na traseira da turbina e direcionado em vários ângulos através de aberturas laterais.

Os do tipo “concha” equipam a maioria dos aviões. Esse modelo, em sua maioria é composto de duas conchas que se abrem fechando a saída dos gases em alta velocidade na traseira do motor e os desviando para baixo e para cima.

Apesar de a maioria dos modelos possuírem o sistema reverso, para ser certificado o avião terá que ser capaz de operar em pistas curtas, sem o uso dos reversos a fim de demonstrarem a eficácia da frenagem utilizando apenas os freios normais e freios aerodinâmicos.

Agora chega de papo, vejam o filme e conheçam o famoso Reversor :)







PS: Não sei se a causa do acidente com o avião da TAM JJ-3054 foi este, mas é a causa mais provável.

Reportagem: Alan Alves, Priscilla Campos

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.