Grupo12Aérea

Aquecimento global vai causar mais turbulências nos aviões


Quem tem medo de avião deve urgentemente pensar em preservar o Meio Ambiente. O primeiro grande estudo feito para medir o impacto das mudanças climáticas pelas quais a Terra vem passando sobre as viagens aéreas mostrou que os casos de turbulência vão aumentar.
Os climatologistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, verificaram que o aquecimento global interfere nos ventos — o que poderá fazer muitos aviões chacoalharem não só mais vezes, como também com mais intensidade. Ou seja, a alta das temperaturas — resultado da poluição — desestabiliza as correntes aéreas.

“As mudanças climáticas não só estão esquentando a superfície da Terra, como também estão mudando os ventos atmosféricos a 10 quilômetros de altitude, onde os aviões voam”, afirmou o coautor do estudo, Paul Williams, do Centro Nacional de Ciência Atmosférica da universidade inglesa.
APERTEM OS CINTOS
“Nosso estudo sugere que vamos ver o aviso de ‘apertem os cintos’ ligado com mais frequência nas próximas décadas”, completou. Os cientistas descobriram que, até 2050, haverá a duplicação das concentrações do poluente dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, com base em níveis pré-industriais. Isso tornará as turbulências entre 10% a 40% mais violentas. Fora isso, a frequência com que ocorrem poderá crescer entre 50% e 170%.
O fenômeno vai ocorrer na chamada ‘turbulência de céu limpo’, que é diferente daquela causada quando o avião entra numa nuvem, por exemplo, e começa a tremer. Relacionada a correntes de jato atomosféricas, que tendem a ficar mais fortes com o aquecimento do planeta, a ‘turbulência de céu limpo’ não é visível a olho nu pelo piloto e também não pode ser detectada por satélite ou radar.
Por isso, é repentina: a tripulação sequer tem tempo de avisar aos passageiros que vai haver turbulência. Na dúvida, é melhor deixar sempre os cintos de segurança afivelados.
Williams explicou que o CO2 causa um aquecimento não uniforme, o que aumenta os ventos da corrente de jato. “Uma corrente de jato mais forte significa que a atmosfera fica menos estável, o que cria mais turbulência", explicou o cientista. 



As informações são"O Dia Online".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.