Grupo12Aérea

NASA testará comunicações por meio de raios laser


Se vez ou outra nós resmungamos um pouco sobre a velocidade de conexão da internet que temos em casa, imagina só o que os cientistas da NASA devem reclamar na hora em que precisam trocar dados entre os laboratórios espaciais e os que ficam em terra firme. Esse problema, contudo, pode estar com os dias contados – pelo menos para os pesquisadores da agência espacial dos Estados Unidos.

A NASA trabalha no desenvolvimento de um protótipo de um novo modelo de troca de dados. Dessa vez, eles pretendem utilizar um sistema baseado em lasers. Isso mesmo, chamado de OPALS (Optical Payload for Lasercomm Science), o sistema utilizará de raios laser para estabelecer a troca de dados entre o espaço e os laboratórios terrestres.

Mais rápido e preciso
O sistema de comunicação da NASA não é dos mais modernos, pois a troca de informações ainda acontece utilizando um sistema de rádio semelhante àquele que você tem no seu carro. Assim, o envio de dados e vídeos é algo sofrível para os bravos cientistas da agência espacial.

Segundo a NASA, os raios laser são capazes de transmitir muito mais informações do que as tradicionais ondas de radiofrequência. A sua utilização, contudo, também tem tudo para ser mais complicada. Isso porque é preciso haver uma precisão muito grande na hora em que eles deverão “mirar” o laser até o receptor dos dados.

Isso, de acordo com os pesquisadores, deve ser mais ou menos como você mirar uma daquelas canetinhas-laser em uma área do diâmetro do cabelo de uma cabeça humana a uma distância de mais ou menos dez metros – isso enquanto ele (o alvo!) se move sem parar, é claro.

Por fim, a agência norte-americana afirma que pretende colocar a nova plataforma de comunicações à prova já no próximo mês de outubro. Nos testes, um laser será “disparado” da Estação Espacial Internacional e enviará dados de vídeos diretamente para o Jet Propulsion Laboratory’s Optical Communications Telescope Laboratory, em Wrightwood, na California. O alvo estará cerca de 400 quilômetros abaixo da EEI. Cada laser vai durar dois minutos e meio durante os testes, que deverão ocorrer por cerca de três meses. 

Fonte: NASA



As informações são"Tecmundo via Nasa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.