Grupo12Aérea

Robôs de cinco metros criados por alunos do ITA dançam e brincam com crianças na Olimpíada do Conhecimento


O cenário é a “indústria do futuro”, exposição da Olimpíada do Conhecimento que vai até o dia 17 de novembro no Anhembi, em São Paulo. Nele, robôs de cinco metros, com capacidade para carregar até 800 kg, dançam e brincam com as crianças que visitam o evento.
As máquinas foram criadas por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para automatizar a produção de aviões. A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em parceria com o governo federal, investiu R$ 7 milhões no projeto de criação totalmente nacional. A Olimpíada começou no dia 14 de novembro e, até esta sexta-feira (16), mais de 120 mil crianças já visitaram os robôs K-210 e K-500.   
Segundo o gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai e também professor do ITA, Jefferson de Oliveira Gomes, a exposição tem como objetivo estimular a curiosidade de crianças para trabalhar no futuro da indústria.
— Procuramos criar um ambiente lúdico para os alunos verem uma possibilidade de emprego na área tecnológica. A reação das crianças beira ao espanto. São alunos de escolas públicas, tiveram pouco acesso a tecnologia. Esse equipamento foi projetado de forma mais carinhosa. É muito legal, você vê muitos alunos com aquela pontinha de “quero ver mais”. A fila para ver os robôs não anda!
Primeiro o K-210 e o K-500 fazem brincadeiras como o desafio de passar uma argola por um cano de metal sem encostar no objeto. Gomes conta que de todos os participantes, apenas um teve sucesso na gincana.
— Com isso, as crianças podem perceber que existem coisas que a máquina pode fazer com mais precisão que o ser humano. No final, o robô comemora com os alunos ou tira sarro.
Foram carregadas mais de 30 toneladas de ferramentas para montar a exposição “Indústria do Futuro”. Uma parte delas veio do Centro de Competência de Manufatura do ITA, e outra de empresas parceiras. Para montar os robôs de grande porte foi preciso uma base feita de chapa de navio, pois não era permitido furar o chão do Anhembi.  



As informações são"R7".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.