Grupo12Horas.Aérea

ATIS - (Automatic Terminal Information Service)

Atendendo a muito pedidos e sugestões, aqui está uma conceituação sobre o "ATIS"
Serviço Automático de Informação em Terminal, ou ATIS, é uma transmissão contínua de informações gravadas, com caráter informativo em Áreas Terminal e áreas de aeroportos de intenso movimento aéreo. As transmissões ATIS contêm informações essenciais, tais como informações meteorológicas, de pistas ativas, procedimentos disponíveis e em uso para as aproximações, bem como quaisquer outras informações exigidas pelos pilotos, como NOTAMs importantes.
Onde existe esta facilidade, os Pilotos devem ouvir a mensagem de uma radiodifusão ATIS disponível, antes de contatar a unidade de controle local, a fim de reduzir a carga de trabalho dos controladores e aliviar o congestionamento de freqüência.


Havendo mudança significativa nas informações, como uma mudança na pista ativa, a gravação é atualizada. Cada informação recebe uma designação (Bravo, por exemplo), a partir do alfabeto fonético ICAO e começa com a designação “Alpha” sempre a cada dia.
Quando entrar em contato com a unidade de controle local, o piloto irá indicar que tem conhecimento da "informação”, comunicando através do seu rádio de bordo, a letra de identificação do ATIS, assim, o controlador saberá que o piloto está ciente da última e mais atual informação veiculada.
IMPORTÂNCIA OPERACIONAL DO ATIS
Ótica dos Controladores e do Tráfego Aéreo
Nos locais (áreas terminal e aeroportos) de intenso movimento de aeronaves em vôo e no solo, mesmo hoje, com o já em funcionamento, sistema ADS, e outros sistemas digitais para o tráfego aéreo, o uso racional (consciente e técnico) dos meios de comunicação em VHF e da fraseologia aeronáutica, se impõe de maneira muito forte.
Se a utilização de tais meios for realizada sem a observância desses critérios, o movimento de aeronaves simplesmente cessa se considerarmos que o tempo que se gasta para veicular todas as informações, para cada aeronave é muito grande, aumenta consideravelmente a carga de trabalho dos controladores e também o tempo de utilização da freqüência.
Aí está a importância operacional do ATIS, pois diminui a carga de trabalho dos controladores, além do que, “a freqüência fica mais tempo livre” para outras necessidades.


Ótica dos Pilotos
O Vôo, em todas as usas etapas e fases, sempre se caracterizará por UM PLANEJAMENTO PERFEITO, onde objetividade, economia, praticidade das operações intra-cabine e também a carga de trabalho (workload) dos Pilotos, são representadas pelo maior ou menor tempo utilizado na execução dos requisitos citados.
Desta forma, quando para os preparativos para o inicio do vôo, e para o início da descida propriamente dito (fase esta q
ue concentra muito da atenção dos tripulantes), o ATIS significa praticidade das operações intra-cabine e a diminuição da carga de trabalho (workload) dos Pilotos (pode-se ouvir uma ou mais vezes, a qualquer momento, se desejar). Se for necessário replanejar algo, não será preciso “consultar” o Controlador. O planejamento será feito de maneira rápida e bem mais precisa, evitando que imprevistos ocorram.
Todos estes detalhes permitem uma planejamento rápido, adequado e eficiente e também "economizam tempo".


Antes da partida ou destino no aeroporto, os pilotos querem ter o aeroporto mais recentes informações operacionais (pista em uso, fechado taxiways...) eo tempo de atualização mais recente (direção e velocidade do vento, base das nuvens...). Para evitar que a freqüência ATC ficaria congestionada por pilotos que solicitar essas informações, é disponibilizada através do Terminal automática Information Service (ATIS).
Na vida real, nos aeroportos onde é instalado, o ATIS é continuamente transmitido através de uma freqüência de rádio VHF ou separados, na parte de voz de navegação local AID como um VOR.
Centros de Controle de Área (ACC, em IVAO CTR), Alto Centros de Controle de Área (UAC) e Militar aeródromos controlados sem ATIS.
Na IVAO, ATIS "transmissões" são exibidos na interface IvAp cada tempo de contato inicial é feito em outro canal ATC.






METAR Aérea Tutorial 


Exemplo de mensagem - Áudio ATIS do Aeroporto Internacional de em Brasília (IATA: BSB, ICAO:SBBR)




ATIS- English-EN



ATIS - Português-PT



Escuta Aérea, O Primeiro áudio em HTML5


Freqüência  ATIS no Brasil 

Pres Juscelino Kubitschek Int (SBBR) 127.800 MHz
Galeao-Antonio C Jobim Intl (SBGL) 127.600 MHz
Santos Dumont (SBRJ) 127.600 MHz
Salgado Filho Intl (SBPA) 127.850 MHz
Pampulha (SBBH) 127.850 MHz
Tancredo Neves Intl (SBCF) 127.850 MHz
Afonso Pena (SBCT) 127.800 MHz
Congonhas Intl (SBSP) 127.750 MHz
Guarulhos Intl. (SBGR) 127.750 MHz
Aeroporto Campo de Marte (SBMT) 127.600MHZ


Atenção! As escuta não é compatível com Internet Explore: 5, 6, 7, 8.


É proibido fazer cópias do conteúdo deste Site. sem nosso autorização.

Reportagem:Priscilla Campos, Alan Alves 


Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.