Priscilla McInnes Queiroz Campos

Emirates: 5 anos de operações no país e ambição de continuar crescendo


A Emirates Airline acaba de completar cinco anos de operações no Brasil, período marcado por conquistas, aumento do transporte de cargas e novos voos. Como será o futuro? Se depender das ideias e projetos da companhia, os próximos cinco, dez, 15 anos serão de mais crescimento. “O setor de passageiros é fantástico. Viemos para o Brasil na época certa e conseguimos excelentes resultados. Este país tem grande potencial econômico. Acredito que futuramente podemos até aumentar nossa oferta. Atualmente não, mas se o país continuar se desenvolvendo, isso pode acontecer. A atual conjuntura está excelente para a Emirates”, avalia o diretor da companhia para Brasil, Ralf Aasmann.

Não existe um número específico da Emirates para o Brasil, mas em todo o mundo, somente no período de 1º de abril de 2011 até 31 de março de 2012 foram transportados 34 milhões de passageiros. No setor de cargas, 1,8 milhão de toneladas transportadas. De acordo com o diretor, houve um desenvolvimento grande da carga no Brasil. “No avião de passageiro temos em média 24 toneladas por dia, de espaço, a disposição. E, além disso, desde novembro de 2010, operamos voos cargueiros. Em 1º de novembro daquele ano iniciamos o primeiro voo cargueiro para o aeroporto de Viracopos. No mês seguinte aumentamos para duas frequências semanais, só com cargueiro. E desde 16 de setembro de 2011 operamos três frequências semanais no Boeing 777-S, que tem capacidade de 105 toneladas”, destaca.

Apesar de admitir que novos concorrentes estão chegando ao mercado, Aasmann explica que, por enquanto, a companhia está bem posicionada. “Tudo isso deve ser levado em consideração. Mas vai chegar o momento que toda a demanda vai estar atendida. Teremos que buscar onde se concentra a demanda para os destinos que nós operamos. Por exemplo, valeria à pena criar uma rota de Goiânia? Claro que temos passageiros que vêm de Goiânia, mas fazer um voo Goiania-Dubai provavelmente não teria sentido. Sempre precisamos avaliar qual a procura. Em 2007 começamos nossa atuação com um voo para São Paulo seis dias por semana. Logo depois aumentamos para voos diários. No início deste ano de 2012, começamos o segundo voo para o Brasil, pelo Rio de Janeiro, com continuação para a Argentina”, relata.

E existem planos de criar uma rota em outro país da América do Sul? Ralf é enfático ao responder a pergunta: “A Emirates não entra para perder. Não vamos colocar um voo apenas por colocar, porque achamos legal. Ele tem que ser economicamente viável. E, claro, o ideal seria ter um voo para todos os países da América do Sul, ou fazer combinações que pudessem atendê-los. Hoje não acredito que tenha um país, além do Brasil, que possa encher um avião, pelo menos para nós”, garante.

O novo voo saindo do Rio, citado por Aasmann, tem demandado ações da companhia no mercado carioca. Em evento na capital fluminense, a Emirates anunciou que nos meses de agosto e setembro iria aumentar os ganhos dos consolidadores em 3% como uma forma de estímulo. “Na verdade é uma estratégia para direcionar e aumentar as vendas no Rio de Janeiro, especificamente. Não é uma estratégia de longo prazo, mas sentimos falta do passageiro argentino, porque o nosso voo nasce e termina em Buenos Aires, via Rio de Janeiro. Então nos falta o passageiro argentino. Nós precisamos de uma ocupação maior. Isso não tem absolutamente nada a ver com o mercado do Rio de Janeiro. Nem quer dizer que algo esteja ruim. Não, não está ruim”, esclarece.

Nessa rota, a média de passageiros do Brasil é de 70%, sendo os outros 30% da Argentina. “Isso pode variar, já que esses não são dados precisos. O bom para os brasileiros, é que com esse novo voo, os clientes têm sempre duas opções: via Rio ou São Paulo”, frisa.


As informações são"Mercado & Eventos Por Natália Strucchi".Sempre é citado o link de referência.

Priscilla McInnes Queiroz Campos

About Priscilla McInnes Queiroz Campos -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.