A Airbus inaugurou esta manhã uma nova fábrica de 74 mil metros quadrados para a montagem do A350 XWB, em Toulouse (França).
A nova linha de montagem, que recebeu o nome de Roger Beteille, um dos fundadores da marca, irá empregar em plena produção, cerca de 1.500 pessoas que irão construir até dez aeronaves por mês a partir de 2018.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault e do CEO da Airbus, Fabrice Brégier que puderam ver, juntamente com os restante convidados o A350 XWB a ganhar forma, com as duas primeiras aeronaves (a aeronave estática e o primeiro avião pilotável) em diferentes estágios de montagem final, diz uma informação da Airbus.
A aeronave estática, que será utilizada exclusivamente para testes no solo, está quase concluída, contando já com fuselagem completa, duas asas e cauda vertical. A aeronave será depois transferida para o hangar de testes estáticos, em Toulouse Jean-Luc Lagardére, previstos para a Primavera de 2013.
O primeiro A350 XWB pilotável também já tem a fuselagem montada. A asa, a cauda vertical e horizontal estão no interior da FAL e serão anexadas à fuselagem no início de novembro.
A linha de montagem do A350 XWB tem uma área equivalente a quase 300 campos de ténis e o telhado é parcialmente coberto de painéis solares fotovoltaicos, num total de 22 mil metros quadrados, que produzem mais de metade das necessidades energéticas do edifício.
A família A350 XWB é a nova geração de aviões de média dimensão com fuselagem larga.
A informação da Airbus diz que o novo modelo de avião é "altamente eficiente" e reúne "as mais recentes tecnologias ao nível da aerodinâmica e design para fornecer até mais 25% de poupança no consumo de combustível e nos custos operacionais comparativamente às aeronaves actuais da mesma categoria".
A nota diz ainda que mais de 70% da eficiência do A350XWB deve-se aos materiais avançados que combinam compósitos, titanium e ligas de alumínio avançadas.
A fuselagem feita de Plástico Reforçado de Fibra de Carbono resulta num menor consumo de combustível e facilita a manutenção. O A350XWB é o resultado do alto nível de especialização da Airbus na incorporação de material composto nas suas aeronaves.
A família A350 XWB é composta por três versões de passageiros com capacidade de voo de longo alcance até 8.500 milhas náuticas/15, 580 km. Numa configuração típica de três classes, o A350-800 disponibiliza 270 lugares, enquanto o A350-900 e o A350-1000 têm 314 e 350 lugares, respectivamente.
As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes