A Lan Airlines e a Tam S.A. concluíram a união das duas empresas dando origem ao Latam Airlines Group S.A. As duas companhias continuarão operando com as suas marcas atuais e a nova holding contará com voos para cerca de 150 destinos em 22 países e transportará cargas para 169 destinos em 27 países. “A criação deste grupo de companhias aéreas é uma oportunidade para levar a América do Sul ao mundo e permitirá nos posicionarmos para poder operar em um cenário cada vez mais competitivo, produto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, disse Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.
A transação aconteceu mediante a oferta da Lan aos acionistas da Tam de trocar suas ações da Tam por papéis da Lan, na razão de 0,9 ação da Lan por uma da Tam. No fechamento da troca de ações, 99,9% dos acionistas da Tam que participaram do processo concordaram com o cancelamento do registro de companhia aberta da Tam no Brasil. A Tam S.A., a Lan Airlines e a Holdco II S.A. divulgaram nesta manhã um comunicado ao mercado, que confirma a realização do leilão às 10h, no sistema eletrônico de negociação do segmento Bovespa da BM&FBOVESPA.
Estrutura - A estrutura corporativa da holding será composta por Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da Tam S.A., que vai assumir a posição de presidente do Conselho de Administração da Latam Airlines Group S.A.; Maria Cláudia Amaro, que continua como presidente do Conselho de Administração da Tam S.A. e será membro do Conselho de Administração do Latam Airlines Group S.A.; Enrique Cueto, vice-presidente executivo da Lan, que assume como CEO do Latam Airlines Group S.A.; Ignacio Cueto, atual gerente geral da Lan Airlines S.A., que passa a ser CEO da Lan Airlines; e Marco Antonio Bologna, que segue na condição de CEO da Tam S.A. e da Tam Linhas Aéreas S.A.
A associação entre Tam e Lan foi anunciada em agosto de 2010. Em janeiro de 2011, elas assinaram os acordos definitivos e submeteram a união à aprovação de autoridades e organismos, como a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac), o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil (Cade).
As informações são"Mercado & Eventos por Pamela Mascarenhas e Anderson Masetto".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz