Grupo12Aérea

Licitação do Daesp sinaliza a vinda da Embraer a Sorocaba

Em meio à expectativa de a Embraer instalar um centro de manutenção de aeronaves no aeroporto de Sorocaba, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) abriu concorrência pública número 085 para a concessão de uso de área de 40,5 mil metros quadrados destinada ao desenvolvimento de indústria aeronáutica e serviços correlatos. Essa área fica junto ao aeroporto. A licitação deve acirrar a previsão do mercado aeronáutico local de que a Embraer direcionou suas turbinas em termos de investimentos para Sorocaba. O edital completo está à disposição no site www.daesp.sp.gov.br.

Segundo o edital, o valor mensal mínimo estimado para a licitação é de R$ 412 mil pelo período de 24 meses. As propostas serão recebidas até 30 de novembro, no Daesp, em São Paulo. No mesmo dia, em sessão pública, haverá a abertura das propostas para conhecimento de quem vencerá a licitação e ocupará a área do aeroporto reservada para os novos investimentos. 

Oficialmente, o que existe é o sigilo de negociações. A Embraer não diz nada: não confirma nem desmente essa intenção. Sua assessoria de imprensa informou nesta semana que a empresa atualmente não comenta este assunto. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, diz que o assunto é com o Daesp. E o Daesp, por meio de sua assessoria de imprensa, informou também esta semana que não dispõe de dados sobre a possível vinda de unidade da Embraer para Sorocaba.

A Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa domina todas etapas de um processo complexo: projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os setores da aviação comercial, aviação executiva e de defesa. A Embraer já produziu mais de cinco mil aviões, que operam em 92 países nos cinco continentes. É líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos.
 
Interesse confirmado 
O Cruzeiro do Sul noticiou em agosto passado os planos da Embraer para Sorocaba. Naquele mês, o Daesp e o prefeito Vitor Lippi (PSDB) confirmaram o interesse da Embraer em se instalar na cidade. O ponto que deu suporte a esta informação foi uma reunião entre executivos da Embraer, Vitor Lippi, representantes do Daesp e o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho. 

A Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo, por meio de nota, também confirmou a reunião envolvendo a pasta, a Embraer, o Daesp e a Prefeitura de Sorocaba, e acrescentou que o assunto seria a instalação de um centro de manutenção da empresa no aeroporto local. Mas não informou detalhes do encontro. Entre proprietários de hangares do aeroporto, o raciocínio é de que o sigilo em torno de detalhes tem relação com a disputa de interesse de outras empresas, além da Embraer, de ocuparem áreas do aeroporto para seus investimentos.

Após aquela reunião, Lippi foi econômico nas declarações informando apenas que foram "conversas" e que "existe uma série de formalidades e condições legais para ocupação de espaços do aeroporto". Ele acrescentou que "foi uma reunião muito importante" e que "a Embraer voltou a ressaltar na reunião que eles querem uma definição o mais rápido possível. Agora, eles (o Estado) vão estudar quais formas legais de concretizar isso, ou seja, é apenas uma questão jurídica de como proceder a questão da concessão da área, além da definição exato do local."
 
Voo por instrumentos 
O fato é que, enquanto isso, além da concorrência que aponta para os planos da Embraer, o Daesp também anunciou novos investimentos para o aeroporto de Sorocaba correspondentes a R$ 750 mil. Os serviços consistem na implantação de EPTA (Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas) e Estudo de monitoramento da avifauna, que será feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O EPTA é um sistema de rádio (essencial para a implantação de voos por instrumentos) pelo qual o piloto receberá dados sobre as condições meteorológicas do aeroporto e da pista que utilizará para as operações de decolagem e aterrissagem de aviões.


As informações são"Jornal Cruzeiro do Sul por Carlos Araújo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.