Grupo12Aérea

TAP critica ANA e Governo por colocarem hub de Lisboa em risco com incentivos às low cost

O tema do hub de Lisboa, a placa giratória que permitiu à TAP expandir a operação para a América do Sul e África, ganhou importância com o aproximar da privatização da transportadora aérea estatal. 

Mas, mais do que os perigos de deslocalização associados à entrada de um investidor estrangeiro, a empresa receia que esse activo seja colocado em risco com os incentivos que estão a ser atribuídos às companhias de aviação de baixo custo.

A concorrência das low cost ganhou novo fôlego na semana passada, com a visita do presidente executivo da irlandesa Ryanair a Portugal. 

Michael O'Leary deixou claro que não desistiu de abrir uma base aérea na capital, mas que só o fará em função de algumas contrapartidas que já assegurou no Porto e em Faro (onde tem operação instalada). 

O gestor admitiu ao PÚBLICO que a ANA terá de oferecer preços competitivos nas taxas aeroportuárias e nos serviços de assistência em terra para que a empresa entre no aeroporto da Portela. 

Além disso, a operação teria de funcionar, com custos mais reduzidos, a partir do terminal 2 (que hoje serve voos domésticos) e beneficiar de incentivos de marketing, através de um programa de apoio a novas rotas criado em 2007 - do qual já é a maior beneficiária.

A TAP tem estado atenta a estas movimentações. E, perante a confirmação de que as low cost estão a usufruir de descontos e a especulação em redor do terminal 2 (que poderá ser destinado a companhias que queiram preços mais atractivos), a transportadora tem vindo a reunir-se com várias entidades para discutir as consequências para o hub de Lisboa. 

Na próxima semana, a administração vai reunir-se com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, para fundamentar a sua posição.

Hub mantém-se com venda

Em entrevista ao PÚBLICO, Luiz Mór, administrador da TAP, explicou ontem que "a TAP precisa de um factor fundamental para sobreviver: condições iguais de competição". 

O gestor crítica o facto de se estar a "distorcer o mercado" ao conceder-se incentivos a outras companhias de aviação. E receia que, se os planos de alterar o modelo do terminal 2 avançarem, "o hub de Lisboa fique em risco" no curto prazo (ver texto secundário).

Luiz Mór coloca no centro deste problema a gestora aeroportuária estatal ANA, que está a utilizar a Portway (empresa de assistência em terra que controla) como "factor de distorção da competição" e a ponderar uma alteração que "não é legal": obrigar a TAP a ficar no terminal 1, enquanto reduz os preços de outra infra-estrutura. 

Além disso, critica o Turismo de Portugal e a Associação de Turismo de Lisboa de darem apoios que não são justos, e o Governo de "os aprovar", referiu. 

"Vejo muitas pessoas preocupadas com a transferência do hub num cenário de privatização. No entanto, é essa situação de perda que estamos a criar se continuar a haver subsidiação e se o terminal 2 passar a ter preços reduzidos", afirmou, acrescentando que "nenhum país dá subsídios para aeroportos centrais". "Esses apoios existem quando se quer gerar tráfego em aeroportos secundários", notou o gestor.

Aliás, Luiz Mór não acredita que qualquer potencial comprador da TAP considere deslocalizar a placa giratória, mesmo se já tiver um hub próximo (como aconteceria no caso de o negócio ser concretizado pelo grupo IAG, composto pela British Airways e pela Iberia). 

"Ninguém vai comprar um valor para depois o destruir, porque esse é o maior valor da TAP. Agora, o comprador vai querer saber se tem um hub que lhe permita continuar a crescer e se a competição é justa em Portugal."


As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.