Grupo12Horas.Aérea

Do espaço para Rio Preto

Primeiro brasileiro a viajar para o espaço, o astronauta Marcos Pontes faz nesta segunda-feira (6), às 19h, seu terceiro pouso em Rio Preto para uma noite de autógrafos de seus dois livros: “É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade” e “Missão Cumprida”. O evento será na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping Center.

No trabalho batizado de “Missão Centenário”, o astronauta, nascido em Bauru, entrou para a história do país. Em 29 de março de 2006, Marcos Pontes, a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8, como tripulante da missão definida e criada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), decolou do Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, rumo ao espaço e à Estação Espacial Internacional. O regresso a Terra ocorreu com um pouso no deserto do Cazaquistão, no dia 9 de abril de 2006.

Na bagagem para o espaço, oito experimentos, sendo quatro científicos, dois tecnológicos e dois educativos escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências e desenvolvidos por cientistas brasileiros.

Depois da viagem espacial, Pontes sonha em retornar ao espaço e acredita em extraterrestres. Formado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga, o astronauta bateu um papo com o BOM DIA. Confira:

BOM DIA: Você acha que vai demorar para outro brasileiro fazer o que você fez?
Pontes: Infelizmente, sim. O foco do Programa Espacial Brasileiro está em outros tipos de projeto, como os satélites chineses. Talvez tenhamos alguma pessoa nascida no Brasil, mas que tenha atualmente cidadania de outro país, americana por exemplo, que vá ao espaço por meio de uma missão americana. Isso é possível, mas para mim, não é válido como missão brasileira. O que eu gostaria mesmo é um segundo astronauta, com cidadania única brasileira, levando apenas a bandeira do Brasil em uma missão planejada e executada segundo interesses do nosso país, apenas.


Depois de conhecer o espaço, como é viajar pela Terra?
Adoro conhecer lugares e pessoas. Temos um planeta maravilhoso, que precisamos preservar para as futuras gerações. Falo disso no meu livro "É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade."

O que você abdicou para chegar até o espaço? Valeu a pena?
Realizar a primeira missão espacial brasileira exigiu muito estudo, trabalho, persistência e sacrifícios pessoais. Nada "cai do céu". Tive que estudar muito e trabalhar quando a maioria dos meus amigos estava se divertindo; tive que fazer muito mais do que todos os outros astronautas para evitar que o Brasil fosse expulso da cooperação internacional; tive que sacrificar o convívio com a família e quase perdi meu casamento; tive que sacrificar minha carreira militar (fui "dispensado" da FAB) para poder continuar na carreira de astronauta que tenho hoje (astronauta é carreira civil); entre outras coisas. Tudo isso, e muito mais, fatos e políticas que nunca foram revelados, estão narrados com detalhes no meu livro "Missão Cumprida. A História Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira". Se valeu a pena? Talvez.

Quanto tempo demorará até conhecermos outros planetas?
Acredito que em 30 anos chegaremos a Marte.




Livros

‘É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade’
Esta obra traz um método eficaz para realização de metas pessoais e profissionais, conjugando a objetividade da metodologia de gerenciamento de projetos com a motivação das técnicas de coaching. Editora: Chris McHilliard, 368 páginas / Preço: R$ 49,90.

Missão Cumprida. A História Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira’
É o registro escrito de um momento marcante da história do Brasil. Você conhecerá todos os eventos que se desenvolveram nos bastidores da primeira missão espacial brasileira: a política e os obstáculos antes do voo, os momentos de perigo, as curiosidades e a emoção de ver a Terra do espaço. Editora: Chris McHilliard, 560 páginas / Preço:
R$ 50.


Fonte/Via: Bom Dia Sorocaba
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.