Problemas na malha aérea e falta de tripulação fizeram com que a companhia aérea TAM registrasse 17% de atrasos e 11% de cancelamentos de voos neste domingo. O número não chega a ser alarmante, mas difere da média das demais companhias aéreas, cujos atrasos e cancelamentos oscilaram entre 0% e 3% no mesmo período. Procurada pelo site de VEJA, a empresa emitiu um comunicado por meio de sua assessoria de imprensa, no qual comentava que as chuvas que atingiram o Sudeste na noite de quinta-feira causaram remanejamento de malha aérea e problemas na escala da tripulação. Segundo a companhia, a situação permanecerá igual até segunda-feira.
A empresa não confirma, mas, segundo fontes ouvidas pelo site de VEJA, a TAM está prestes a sofrer os mesmos problemas que suas concorrente, Gol e Webjet, sofreram em 2010 em relação à falta de tripulação. As altas jornadas de trabalho e as dificuldades de se encontrar profissionais qualificados para trabalharem no setor potencializaram as deficiências das companhias aéreas ao longo do ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e o presidente Lula deram um ultimato às companhias na última semana, para que novas contratações sejam efetuadas e o caos aéreo não se repita durante as festas de fim de ano.
Segundo o Sindicato do Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), os atrasos não são decorrentes de paralisações de funcionários. Na próxima semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, assembleias ocorrerão para discutir as melhorias necessárias para as operações de empresas aéreas. Na Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), as assembleias acontecerão nesta segunda e terça-feira e terão como foco a campanha salarial para os funcionários do setor.
Via:veja.com