Grupo12Horas.Aérea

Juiz autoriza devolução do Legacy

A Força Aérea Brasileira (FAB) entregará à empresa norte-americana Cloudscape Incorporation o jato Embraer Legacy, a aeronave que, em setembro de 2006, chocou-se com o Boeing da Gol que realizava o voo 1907 num dos piores acidentes da aviação nacional no espaço aéreo-mato-grossense. A liberação foi determinada pela Justiça Federal em Sinop (a 500 Km de Cuiabá), cidade em cujas proximidades a aeronave da Gol caiu matando 154 pessoas. 

Segundo a FAB, o Legacy encontra-se numa base da serra do Cachimbo (sul do Pará) desde o acidente em 2006, ainda com todas as avarias sofridas no episódio. Embora a entrega para a empresa proprietária ainda não tenha data marcada, o hangar onde a aeronave estava já foi desmontado para atender à decisão judicial. 

A Vara Federal em Sinop explicou que advogados da empresa norte-americana no Brasil entraram com um pedido no dia 13 de agosto para restituir o equipamento apreendido sob o argumento de que a devolução não trará problemas ao andamento do processo que visa responsabilizar os culpados pelo acidente em 2006. Sete dias depois, o Ministério Público Federal apresentou seu parecer favorável à devolução da aeronave e, dentro de outros sete dias, o juiz substituto da Vara Federal em Sinop, Fábio Henrique de Moraes, deferiu o pedido da Cloudscape Incorporation. 

A ressalva para a entrega da aeronave é que ela voltará aos Estados Unidos sem equipamentos como o transponder e outros itens de comunicação apreendidos e ainda em poder da Polícia Federal. 

O transponder, aliás, é palavra-chave no embate jurídico sobre o caso, pois não teria sido devidamente acionado durante o percurso do Legacy. O equipamento é utilizado para evitar colisões de aeronaves em pleno voo. O controlador de tráfego aéreo, sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, que trabalhou no dia do acidente da Gol, foi inclusive condenado esta semana pela Justiça Militar a um ano e dois meses de detenção por homicídio culposo porque não informou ao controlador que o substituiria no posto sobre a mudança de altitude e sobre o desligamento do transponder do Legacy, onde estavam os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que também estão sendo processados na Justiça brasileira. O processo está na fase de oitivas. 

Fonte:Diário de Cuiabá

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.