Grupo12Horas.Aérea

Azul e Trip investem na ampliação da frota

As companhias de aviação brasileiras se abastecem para atender o mercado e colocar em prática suas estratégias para os próximos anos. A Azul e a Trip partem para a compra de novas aeronaves, de acordo com anúncios na feira de Farnborough, nos arredores de Londres.

A Azul decidiu ampliar a frota, até então formada apenas por aviões da Embraer, com a aquisição de 40 unidades da franco-italiana ATR, sendo 20 ofertas firmes e 20 opções, num negócio estimado em US$ 850 milhões que será oficializado hoje. Além disso, a empresa aproveitou uma sobra de produção da Embraer para levar mais cinco jatos do modelo 195, de 118 assentos, transação que soma US$ 200 milhões pelo preço de tabela.

A Trip faz o caminho inverso, em estratégias que começam a se esbarrar. A companhia é hoje a maior cliente da ATR na América Latina, com 30 unidades, e agora aumenta sua frota de jatos com a compra de dois Embraer 190, de 106 lugares, no valor de total de US$ 80 milhões. Essas aeronaves se juntam aos seis Embraer 175 já operados pela Trip.

Cidades secundárias. Ao comprar aviões menores, os ATR 72 de 70 lugares, o objetivo da Azul é atender cidades secundárias, hoje com pouco ou nenhum serviço à disposição. As aeronaves farão rotas de até 600 quilômetros, como ramificações a partir da malha já estruturada com os jatos da Embraer e centradas nos municípios maiores.

Até o fim do ano, a empresa pretende atender mais quatro cidades no País, além de Brasília, a partir do início de agosto, totalizando 26 municípios. O objetivo é transportar 4 milhões de passageiros em 2010, quase o dobro dos 2,2 milhões movimentados no primeiro ano de atuação. A empresa classifica a estratégia como "um passo além no modelo", agora com a intenção de operar de forma integrada serviços nacionais entre grandes centros e cidades de porte médio.

Além da Trip, a Pantanal, comprada pela TAM, também já opera com modelos da ATR - foi a primeira a adquirir aviões desse tipo no Brasil, em 1993.

As cinco unidades adicionais compradas da Embraer devem chegar nos próximos meses e assim a Azul encerrará o ano com frota de 26 aviões. "A Embraer estava passando por um período difícil, tinham aeronaves sobrando e perguntaram se nós queríamos", diz o fundador e presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman.

A informação foi confirmada pelo presidente da Embraer, Frederico Curado. Segundo ele, os cancelamentos de pedidos realizados em 2008 e 2009 deixaram alguns buracos na linha de produção. A negociação foi feita no início do ano e anunciada oficialmente somente agora. "O negócio com a Azul ajudou a manter a estabilidade da produção."

A expectativa é a de que a Embraer anuncie novos negócios da feira de Farnborough hoje, na área comercial.


Fonte:Estadão Daniela Milanese - O Estado de S.Paulo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.