Paulo Olim

Mais 320 voos cancelados em Portugal

As restrições no espaço aéreo nacional levaram ontem ao cancelamento de 320 voos até às 17 horas

Voos cancelados, aeroportos fechados, passageiros parados. O vulcão Eyjafjallajökull não pára de fazer das suas: ontem, 320 voos foram cancelados nos aeroportos nacionais, segundo comunicado da ANA, Aeroportos de Portugal, incluindo os aeroportos de Lisboa, do Porto, de Faro, de Ponta Delgada, da Horta, de Santa Maria, das Flores e da Madeira.


O aeroporto mais prejudicado foi o da Portela, em Lisboa, onde até às 17h foram cancelados 164 voos (80 partidas e 84 chegadas), depois da reabertura do aeroporto, encerrado desde domingo. De acordo com Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres a nuvem de cinzas vulcânicas continua sobre o espaço aéreo português região dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, das regiões Centro e Sul do continente.

De acordo com dados da SATA, 1580 passageiros foram afectados pelo encerramento do espaço aéreo dos Açores, reaberto ontem à tarde. Segundo o Instituto de Meteorologia, a localização da nuvem deverá manter-se hoje sobre os arquipélagos e parte do território continental português, podendo atingir uma altitude de de 35 mil pés, pelo menos até às 7h de hoje, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia. Em dúvida continuam as condições para o voo que trará o Papa Bento XVI de Roma a Lisboa, com chegada prevista para as 11h.

Em Espanha, a situação não foi muito diferente: depois do fim-de-semana caótico, os aeroportos espanhóis tentaram regressar à normalidade sem sucesso. As cinzas vulcânicas obrigaram a cancelar 305 voos, quase seis vezes mais do que num dia normal, apesar de todos os aeroportos estarem abertos e a funcionar. "Como consequência da evolução da nuvem de cinza vulcânica, os responsáveis de aviação estão a reorganizar o tráfego aéreo e reduziram o número de operações no aeroporto de Madrid-Barajas, o que vai dar origem a atrasos e a alguns cancelamentos de voos", referiu o responsável da companhia aérea Iberia. O ministério da Defesa espanhol anunciou ontem que devido ao avanço da nuvem vulcânica decidiu abrir o acesso ao espaço aéreo exclusivo para o uso militar.

Asas Madeira

FONTE:Portugal

Paulo Olim

About Paulo Olim -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.