Paulo Olim

Substituição atrasou voos em dia de pico de tráfego

Chegada tardia e certificação dos pilotos cancelou voo da Manhã para o Porto Santo

A SATA Air Açores foi obrigada a cancelar o voo de ontem de manhã entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, por via de um atraso na chegada do avião e pelo facto das tripulações terem de fazer algumas descolagens e aterragens com o novo Bombardier Q200, que entrou ao serviço na linha interinsular.


José Gamboa, porta-voz do grupo aéreo açoriano, disse ontem ao DIÁRIO, que compreendia a insatisfação dos passageiros afectados, mas a saída do avião de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) sofreu um atraso imprevisível de cerca de cinco horas, a que se juntou o facto das tripulações terem de fazer algumas descolagens e aterragens, para familiarização com as condições dos novos aeroportos onde estão a actuar desde ontem. Outro facto que deixou a companhia açoriana sem alternativa, foi o do ATP que até anteontem tinha assegurado as ligações, ter abandonado o nosso arquipélago nesse dia à noite, em direcção a Ponta Delgada.

A SATA Air Açores deslocou para a Madeira um avião e três tripulações.

Ao fim do dia de ontem a situação já estava regularizada, tendo o Q200 feito cinco viagens entre as duas ilhas madeirenses. O primeiro voo foi cancelado por indisponibilidade de equipamento e tripulação. Seguiram-se a partir da hora do almoço cinco voos. Ao fim da tarde verificaram-se três partidas do Aeroporto da Madeira: 18h40, 20h00 e 21h40.


Segundo José Gamboa, o tráfego ficaria regularizado com esses voos, não restando passageiros em espera. Estes atrasos criaram alguma inquietação entre os organizadores do Open Madeira em golfe, que se realiza neste fim-de-semana na ilha do Porto Santo. Da parte da companhia açoriana, a resposta é clara: não houve nenhum propósito, apenas uma desagradável coincidência, imponderável, que ninguém estava à espera.

A SATA tem destacado ao longo dos últimos meses o facto da renovação da sua frota de transporte regional permitir a deslocação para a Madeira do Bombardier Q200, uma aeronave que, embora seja mais pequena, é muito mais moderna e evoluída, e apontada como ideal para uma operação com as características da que é feita entre as duas ilhas do nosso arquipélago. Permite também maior transporte de carga e maior flexibilidade, não só horária, como também em termos de transporte de passageiros e carga.

A aeronave tem lotação para 37 passageiros e 8,4 metros cúbicos de carga em porão. Contudo pode ser adaptada para a configuração Combi (passageiros e carga) ou só para Cargo. Na versão Combi pode ter duas configurações: 29 passageiros e 18 metros cúbicos de carga ou 21 passageiros e 25 metros cúbicos de carga. Na versão Cargo o Q200 não leva assentos para passageiros. São situações que valorizam o novo avião numa linha como a da Madeira para o Porto Santo, em que, por vezes, devido ao mau tempo no mar, por exemplo, seja necessário, na primeira aberta, reabastecer a ilha dourada.

O Q200 irá realizar na época de Verão quatro ligações diárias entre as duas ilhas da Região Autónoma, cumprindo as obrigações contratuais do serviço que a SATA assumiu em 1 de Julho de 2007, pelo período de três anos, com o Governo da República. Contudo, está apto a realizar mais voos desde que existam procura e reservas e desde que os serviços comerciais da empresa considerem que essas operações são viáveis.

ATP avariado retido na Madeira Avião não regressará aos Açores

O ATP da SATA Air Açores danificado pelo temporal que assolou a Madeira no passado dia 20 de Fevereiro continua avariado e retido no nosso aeroporto. O avião, matrícula CS-TGL, baptizado com o nome 'Santa Maria', está inoperacional, pois o vento forte que se fez sentir nesse dia provocou uma avaria grossa no leme de cauda. O avião está na placa de estacionamento, sem essa peça (visível na foto ao lado), estando a companhia a aguardar que uma nova peça chegue da fábrica, a British Aerospace, no Reino Unido.

O avião foi construído em 1989, tendo sido entregue à SATA em Novembro desse ano. Durante os anos 1992/93 esteve ao serviço da Air Malta e no Inverno 1996/97 esteve novamente fora dos Açores, durante seis meses, ao serviço da PGA- Portugália Airlines. Em 30 de Março de 1997 regressou à SATA. Este avião não é propriedade da companhia açoriana, pelo que logo que esteja reparado será devolvido à empresa de 'leasing', na Europa, não voltando aos Açores.



FONTE: Net Madeira  Texto copiado Net Madeira

Paulo Olim

About Paulo Olim -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.