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Avião que sobrevoar estádio durante a Copa será interceptado, avisa FAB

O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), vinculado ao Ministério da Defesa, divulgou neste mês o Guia Prático de Consulta sobre as Alterações do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo deste ano. O documento de 74 páginas apresentada as medidas de controle e defesa do espaço aéreo que norteiam a segurança durante o evento e prevê a interceptação de aeronaves que entrarem no espaço aéreo restrito durante os jogos.

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a Aeronáutica vai criar áreas de exclusão aérea durante a disputa das partidas. As medidas seguem critérios de segurança e manutenção dos níveis dos serviços de tráfego aéreo. A dimensão das três áreas (reservada, restrita e proibida) é calculada a partir da localização dos estádios.

Cerca de 25 aeroportos brasileiros ficarão coordenados durante o período de 10 de junho a 15 de julho — isso pode variar de aeroporto para aeroporto, a depender do número de jogos. Quando um aeroporto for coordenado, todas as intenções de voo estarão condicionadas à obtenção de SLOT ATC (horário estimado) para pouso ou decolagem.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) alocará horários estimados para voos comerciais regulares (domésticos e internacionais), voos comerciais não regulares (domésticos e internacionais) e voos de delegações. No guia, estão detalhadas todas as ações, incluindo os horários e as áreas de exclusão aérea para cada cidade-sede, inclusive com as coordenadas das regiões cuja área deve ser respeitada durante os jogos, como mostra o trecho do documento que trata de Belo Horizonte.

A área branca (reservada) corresponde às projeções laterais das áreas de controle terminal (TMA) das localidades (estádio e aeroporto) envolvidas e limites verticais do nível de voo FL 145 (14,5 mil pés ou 4,7 km). Todos os aviões que passarem por ali deverão ser conhecidos e cumprir as regras determinadas em legislação e as orientações dos órgãos de controle de tráfego aéreo. A área amarela, considerada restrita, de 12,6 km de raio, tem como centro o estádio de futebol. Nessa área, serão permitidas apenas voos autorizados, como o transporte de chefes de Estado e governo, delegações, VIP e aeronaves comerciais. Nesse último caso, os passageiros e tripulantes deverão ter passados por inspeções, conforme o programa de segurança aeroportuária.

Na área vermelha (proibida), de 7,2 Km de raio, só serão permitidas aeronaves previamente autorizadas pelo Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), como aeronaves de segurança pública, militares, de busca e resgate, ambulância aérea. Todas as operações das demais aeronaves serão proibidas. Segundo a FAB, a mudança das rotas durante a Copa do Mundo deve ter “o menor impacto possível sobre o transporte aéreo” e medidas semelhantes já foram implementadas durante a Rio+20, Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.

O período de ativação das áreas de exclusão aérea depende do horário dos jogos. Para a abertura e encerramento, as áreas serão ativadas três horas antes e quatro horas após o início do jogo. Para os jogos da primeira fase da Copa, o tempo de restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois. No jogo de abertura do mundial, por exemplo, programado para a Arena Corinthians, em São Paulo, quando o horário do início do jogo está marcado para às 17h, o início da restrição será às 14h — e término, às 21h.

O espaço aéreo de São Paulo sofrerá alterações durante seis dias durante a Copa, de acordo com o guia. Dependendo do dia, os jogos podem começar às 13h, 16h ou 17h.

Caso algum avião se aproxime da área proibida ao redor do estádio, ele será interceptado, como em simulação registrada na imagem, em cima do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

As ações da FAB serão coordenadas numa sala de comando e controle localizada no CGNA  (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea), no Rio de Janeiro, e conta com a participação de diversos órgãos governamentais para coordenar as ações durante o período do evento.

Entre as responsabilidades estão o monitoramento do fluxo de tráfego aéreo, segurança e defesa do espaço aéreo, infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, vigilância sanitária, vigilância agropecuária, receita federal, polícia federal e inspeção da aviação civil.

Segundo o Guia, “o Comaer reserva-se o direito de interceptar qualquer aeronave, a critério dos órgãos de defesa aérea e das autoridades responsáveis pela execução das missões de defesa aeroespacial”. A ANAC divulgou nota nesta segunda-feira para esclarecer que as restrições do espaço aéreo durante o período da Copa terão “impacto mínimo (menos de 1% ) nos quase 100 mil voos aprovados para o período” — cerca de 200 mil slots: horários de pousos e decolagens.

A ANAC informa ainda que em caso de cancelamento programado de voo, as companhias devem acomodar o passageiro em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do usuário.

As informações são"http://www.rondoniaovivo.com/noticias/aviao-que-sobrevoar-estadio-durante-a-copa-sera-interceptado-avisa-fab/112224#.UyrOlqiIBNc".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

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