Grupo12Horas.Aérea

Avião cai, mata dois e oito sobrevivem

Um avião Bandeirante Cessna 210, da Piquiatuba Táxi Aéreo, empresa que tem sede em Santarém, caiu ontem, por volta das 14h30, numa área de pasto da fazenda Rosinha, que pertence ao Grupo Reicon, localizada no Km 23 da PA-167, município de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. Na queda, morreram o comandante da aeronave e o empresário Luis Rebelo, proprietário da Reicon. Ficaram feridos com maior gravidade o co-piloto do avião e um engenheiro da empreiteira Andrade Gutierrez. Eles sofreram cortes no rosto e foram atendidos no Hospital Regional de Altamira. Os outros passageiros ficaram com escoriações pelo corpo.

De acordo com o Seripa I - Serviço Regional de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos -, o avião saiu de Belém às 12h58, com oito passageiros e dois tripulantes. Foi fretado para levar o empresário Luis Rebelo e representantes de outras empresas até a fazenda Rosinha onde haveria uma reunião para tratar sobre os detalhes do projeto de construção da hidrelétrica Belo Monte.

Conforme relato colhido junto aos sobreviventes, o comandante teria passado da pista de pouso e, ao retornar, o avião começou a perder altitude. O piloto teria tentado arremeter (subir novamente), mas não conseguiu fazer o avião pegar altura. A queda aconteceu no pasto a uma distância em torno de 500 metros da sede da fazenda. Inicialmente se chocou com um monte (lêra) de terra, feito para limpar o terreno. Logo depois bateu num tronco de massaranduba, perdendo metade da asa direita, indo parar a uma distância aproximada de 50 metros do local da queda. O piloto morreu na hora e o empresário Luis Rebelo morreu alguns minutos depois.

Quando viu que o piloto havia errado a posição da pista, Luis teria levantado da poltrona e ido até a cabine orientar o comandante que desceria pela primeira vez naquela pista. Com o impacto da queda, muitas cadeiras da aeronave foram arrancadas e arremessadas para a dianteira. Muitos passageiros não se feriram porque estavam usando o cinto de segurança.

O primeiro atendimento aos feridos foi feito por trabalhadores da própria fazenda. Um dos passageiros que saiu ileso do acidente, foi andando até a sede em busca de ajuda. Logo depois, equipes do Hospital Municipal de Senador José Porfírio, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros chegaram ao local para prestar socorro às vítimas. Até o final da tarde, três aviões e um helicóptero, contratados pela construtora Andrade Gutierrez, estavam na fazenda transpo rtando os feridos para Altamira. Os dois corpos permaneciam no local do acidente até o final da tarde, aguardando liberação para serem levados para Belém. Os corpos das vítimas serão trazidos para Belém às 5h da manhã de hoje.

Bombeiros do grupamento de Altamira também prestaram socorro às vítimas do acidente. Eles estavam em Senador José Porfírio dando apoio na realização do 18º Festival do Caratinga, aberto na última sexta-feira. Em outubro de 2008, outro avião - este com três pessoas a bordo - caiu em uma fazenda também no município de Senador José Porfírio, deixando duas pessoas feridas.

FONTE:diario do para

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.