Grupo12Horas.Aérea

Rússia e Geórgia, que não mantêm relações diplomáticas desde a guerra pelo controle da separatista Ossétia do Sul em agosto de 2008, retomarão a comun


Rússia e Geórgia, que não mantêm relações diplomáticas desde a guerra pelo controle da separatista Ossétia do Sul em agosto de 2008, retomarão a comunicação aérea em janeiro.

O Ministério de Transportes da Rússia anunciou nesta quinta-feira que autorizou à companhia georgiana Georgian Airways a realização de voos charter de ida e volta nos dias 8, 9 e 10 de janeiro entre Tbilisi e as duas principais cidades russas, Moscou e São Petersburgo. "Quanto ao reatamento dos voos permanentes, isto exigiria negociações no nível correspondente", disse um porta-voz ministerial à agência "Interfax".

O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, pediu a Tbilisi para que garanta a segurança das tripulações dos aviões russos.

"Seria um fato sem precedentes estabelecer comunicação por via aérea com um país com o qual não há relações diplomáticas", afirmou.

Na semana passada, os dois países também decidiram reabrir sua fronteira terrestre em março de 2010.

O ponto fronteiriço que será reaberto, o único que não passa por território da Ossétia do Sul, é o que fica os postos de Kazbegi, na Geórgia, e de Verjny Lars, na Rússia.

"Há um acordo verbal de que não só haverá trânsito de mercadorias, mas cidadãos georgianos também poderão atravessar a fronteira nesse ponto", assegurou a vice-ministra de Assuntos Exteriores georgiana, Nino Kalandadze.

A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia em agosto de 2008, logo depois que o Kremlin reconheceu a independência das regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul.



FONTE:

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.