Grupo12Horas.Aérea

NASA não tem dinheiro para manter planos de viagens à Lua e a Marte, diz comissão independente

A comissão independente que avaliou a estratégia a seguir pela agência espacial norte-americana já entregou o seu relatório à Casa Branca, e colocou no site da NASA o sumário das suas recomendações. Logo na primeira frase, diz que “o programa de missões tripuladas parece estar numa trajectória insustentável”, com os planos de regresso à Lua e viagens de humanos a Marte.

A proposta da comissão liderada por Norman Augustine afasta o programa tripulado das metas estipuladas pelo Presidente George W. Bush em 2004 — quando prometeu um regresso à Lua até 2020, após quatro décadas de abandono, como preparação de futuras pegadas de astronautas no solo avermelhado marciano. Mas a perspectiva geral do documento não é completamente negativa.

“Hoje há mais opções do que em 1961, quando o Presidente [John] Kennedy desafiou a NASA e a nação a 'fazer aterrar um homem na Lua até ao fim da década’”, diz o relatório.

A comissão sugere cinco opções possíveis, mas sublinha que o actual orçamento da NASA não é suficiente para os planos ambiciosos de ir para além da órbita da Terra traçados — seriam necessários mais 3000 milhões de dólares por ano acima do previsto no orçamento de 2010.

Se o financiamento for aumentado desta forma, pode-se então pensar num programa de regresso à Lua ou aquilo a que chamam a hipótese do Caminho Flexível, que pode dirigir-se em vários sentidos. Esses passam pelo reconhecimento de que a frota de vaivéns vai continuar em operação até ao primeiro semestre de 2011, e que depois devem passar-se sete anos sem que a NASA tenha meios para pôr astronautas em órbita.

Enquanto isso, pode-se prolongar a utilização da Estação Espacial Internacional, apostar em parcerias internacionais para viagens tripuladas a outros locais no sistema solar, como asteróides, pontos Lagrange — ou até à órbita de Marte.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.