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Com R$ 3 bi, Cumbica inicia obras e terá capacidade para 43 mi até Copa


A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. já iniciou as obras pensando na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O terminal 3 de passageiros estará pronto para o Mundial e, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, mais 12 milhões de usuários poderão usufruir da nova área em Cumbica, além dos terminais 1 e 2, que serão reformados após março de 2013.
Atualmente, o aeroporto de Guarulhos tem capacidade para 31,4 milhões de passageiros. Com o terminal 3, que estará pronto até a Copa, o número poderá chegar a 43 milhões. O novo terminal terá uma área de 192 mil m² e receberá apenas voos internacionais. Já os terminais 1 e 2 têm, juntos, 75.935 m² e receberão voos domésticos e internacionais para países próximos ao Brasil.
A concessionária dividiu o projeto em três etapas. A primeira diz respeito às obras até a Copa. Já a segunda vai da Copa à Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. A terceira e última vai de 2016 até o fim da concessão, que dura 20 anos.
Em todo o período, o projeto prevê um aumento de 60 milhões de passageiros/ano na capacidade do aeroporto até o fim da concessão, além de 130 novas posições para aeronaves e 20 mil novas vagas de estacionamento.
A apresentação do novo terminal e das reformas foi feita pelo próprio presidente da concessionária, Antonio Miguel Marques. Segundo ele, o projeto inicial da Infraero foi modificado por conta do pouco tempo de execução para as obras, já que o grande objetivo é a Copa de 2014.
"É um bom projeto, mas como o processo de concessão foi desenhado e as metas de prazo para serem atendidas até a Copa são rígidas, foi mudado no sentido de que o conceito de agilidade na construção fosse melhor em relação. A principal razão para a mudança foi o tempo de execução, agilidade de construção. Para isso tivemos que padronizar uma série de coisas", explicou Marques.
De acordo com o presidente é importante ressaltar que o patrimônio do aeroporto continua sendo do Estado, mas a concessionária terá o direito de "usá-lo" por 20 anos.
Desde o dia 14 de agosto deste ano, na chamada fase 1 da operação, a Infraero continua operando o aeroporto, mas os funcionários da concessionária fazem um acompanhamento do processo. Essa primeira etapa termina em 14 de novembro deste ano, quando as funções irão se inverter, com a concessionária operando o aeroporto sob observação da Infraero.
"O patrimônio continua sendo do Estado. O que a concessionária tem é o direito e a obrigação de expandir e melhorar as condições do aeroporto e isso ao final da concessão reverte para a união federal. Será usado pela concessionária, mas pertence à união federal", explicou, acrescentando que o contrato de concessão poderá se estender.
As obras ainda estão na etapa de finalização de movimentação de terra, mas no primeiro semestre de 2013 o novo edifício garagem estará operando para que seja aproveitado para a Copa das Confederações, que será realizada no ano que vem.
Copa da África do Sul como exemplo
O Consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que venceu o leilão em fevereiro deste ano, é formado pelo Grupo Invepar, Infraero e operadora ACSA, da África do Sul. Esta última foi a responsável pela construção e reforma dos aeroportos sul-africanos para o Mundial de 2010. De acordo com Marques, a experiência da empresa será o grande diferencial do Brasil.
"É um grande ganho para nós. Eles têm uma grande experiência por conta da Copa e estão trazendo para cá. Muitas coisas eles já nos alertaram a fazer de uma maneira e não de outra. Eles mostram um conhecimento de experiência. A Copa de 2010 teve quatro incidentes envolvendo aeroportos. Nas Copas anteriores, inclusive nas europeias, o número de incidentes passou de três dígitos, então essa experiência deles contará bastante", explicou.
A empresa sul-africana opera também o aeroporto de Mumbai, na Índia. Com capacidade para cerca de 35 milhões de passageiros, foi eleito um dos três melhores do mundo.


As informações são"Terra Brasil via THIAGO TUFANO Direto de São Paulo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva

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