Grupo12Aérea

Tecnologia da GE pode melhorar eficiência de aeronaves no Brasil


Companhia promoveu Fórum PBN Latino-americano e anunciou a realização com sucesso do primeiro voo mundial conectando um procedimento RNP AR ao ILS com aterrissagem automatizada, que pode ser replicado no País e trazer ganhos para as operadoras .

São Paulo – Transportar passageiros com segurança e eficiência é uma das premissas da GE Aviation para mover o mundo. Na América Latina, a empresa concluiu no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, no Peru, o primeiro voo do mundo conectando um procedimento RNP AR ao Sistema de Aterrisagem por Instrumento (ILS) com pouso automatizado (autoland), que representa um marco na aviação. Para a obtenção do resultado, o projeto “Céus Verdes do Peru” foi coordenado pela Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) do Peru, GE Aviation e a LAN.
O voo operado pela LAN Airlines combina tecnologia PBN (Performance de Navegação Requerida), que cria túneis virtuais para aeronaves com procedimentos RNP AR, com o ILS (Sistema de Aterrissagem por Instrumentos), conferindo uma adequada e contínua aproximação de aterrissagem precisa em condições meteorológicas adversas. Esta tecnologia, que está disponível para todas as companhias aéreas autorizadas a voar RNP AR, otimiza o uso do espaço aéreo, reduz o tempo de voo e ruídos, além de ajudar a reduzir significativamente as emissões de CO2 no meio ambiente. E ainda promove economia de combustível.
“Estamos comprometidos com a região para ajudar a melhorar a eficiência do tráfego aéreo”, conta Sergio Zuquim, líder de PBN para América Latina da GE Aviation. “Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os reguladores, companhias aéreas e a indústria para construir esses túneis nos céus”. No Brasil, as companhias aéreas habilitadas para voar RNP AR também poderão incorporar esta tecnologia e usufruir dos benefícios, melhorando a eficiência de suas operações.
“Em Lima, esta tecnologia avançada reduz a altura mínima de pouso para 50 pés, pela combinação das três soluções (RNP-ILS-Aterrisagem Automatizada). No caso dos procedimentos para Lima, o uso de transições RNP permitiu à aeronave voar para o leste do espaço aéreo do aeroporto, que nunca havia sido usado antes”, detalha Steve Fulton, técnico da GE Aviation. “A flexibilidade da RNP oferece capacidade adicional e permite o uso mais eficiente do espaço aéreo em torno do aeroporto.” Em julho, a companhia realizou no Peru o Fórum “Eficiência de Navegação Baseada em Performance (PBN) na América Latina”, para discutir os benefícios das tecnologias para a aviação.
O Projeto -O pioneiro “Céus Verdes do Peru” é um esforço conjunto do prestador de serviços de navegação aérea no Peru - Corpac, o regulador DGCA (Direção Geral de Aviação Civil), GE Aviation e LAN para melhorar a eficiência dos voos no País. A fase de demonstração do projeto começou em fevereiro de 2012, quando aconteceu o primeiro voo LAN continuamente orientado na região, desde a decolagem até a aterrissagem, usando tecnologia PBN. Nesta fase inicial, as companhias aéreas poupam uma média de 19 milhas (32 km) por trecho, 6,3 minutos e 450 libras (200 kg) de combustível, e deixam de emitir 1.420 libras (640 kg) de CO2 por voo.
Em 2009, a GE, em parceria com a IATA, projetou e implantou procedimentos de aproximação eficiente controlada de Navegação (RNP) para a LAN, em Cusco, para melhorar o acesso ao aeroporto, que é ladeado pelos Andes. Antes das rotas da RNP, frequentemente um ou mais dos 15 a 21 voos diários da LAN para Cusco eram atrasados ??ou desviados devido ao mau tempo ou baixa visibilidade. Desde a inclusão das rotas RNP em Cusco, a LAN reduziu atrasos nos voos em 45% e estabilizou as aterrisagens em média de 94% ao mês. Durante o primeiro ano de uso da RNP em Cusco, esta tecnologia possibilitou que mais de 30 mil passageiros evitassem cancelamentos ou atrasos de voo da LAN . Com o sucesso das rotas em Cusco, em 2010 a LAN escolheu a GE Aviation para desenvolver um RNP em cinco aeroportos em que a companhia opera, inclusive Lima.


As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.