Grupo12Aérea

Aeroporto Petrônio Portella terá treinamento de como lidar com acidentes


O Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella realizará, na manhã desta sexta-feira (31), o treinamento anual para lidar com acidentes aeronáuticos. O treinamento é realizado anualmente visando aferir e validar o Plano de Emergência do Aeroporto, quando participam do evento, além da INFRAERO, as Empresas Aéreas, Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo, Seção Contra-Incêndio, Táxis Aéreos, empresas de abastecimento, concessionários do Aeroporto e os Órgãos externos como o 2.º BEC, 25.º.BC, SAMU, Polícia Militar do Piauí, STRANS, CIPTRAN, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiro Urbano, dentre outros. 

A iniciativa é da Infraero juntamento com os órgãos Integrantes do Plano de Emergência do Aeroporto, o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo – EXEAC, cumprindo o que recomendam o Órgão Regulador da Aviação Civil no Brasil – a Agência Nacional de Aviação Civil e a Organização da Aviação Civil Internacional – OACI. 

Cerca de 60 voluntários empregados da comunidade aeroportuária e dos Órgãos externos integrantes do PLEM participaram do curso de formação do Corpo Voluntários de Emergência (CVE) recebendo instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, traumatismo, transporte de acidentados, recuperação cardio-respiratória, emergência em aeroporto e combate a princípio de incêndio.

O treinamento simulará um acidente com um 737-300, quando o comandante da aeronave PT-TFF (fictícia) reportará à torre de controle de tráfego aéreo (TWR) problemas no trem de pouso que não indica baixado e travado e, após sobrevoar para alijar combustível, sobrevoando a cidade, deve pousar de “barriga”. 

Declara SITUAÇÃO DE SOCORRO, para Acidente Inevitável. O operador da torre de controle aciona o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) e o Centro de Operações Aeroportuárias, que desencadeia as ações e acionamentos previstos no Plano de Emergência do Aeroporto. 

Para dar maior realismo ao Exercício e treinar os bombeiros do aeroporto, o serviço de salvamento e combate a incêndio, sob coordenação da INFRAERO, fará um fogo proporcional ao causado pela queda e incêndio da maior aeronave que opera no aeroporto, trabalhando no controle do incêndio, proteção das vias de fuga dos passageiros e a remoção dos passageiros incapacitados do interior da aeronave ou de suas ferragens, levando-os para local afastado, quando serão efetuadas pelos integrantes do Corpo de Voluntários de Emergência - “cveanos” as primeiras intervenções de socorros médicos e remoção para rede hospitalar.


Fonte: Ascom


As informações são"Portal AZ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.