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A marca é Azul


Era perfeitamente previsível que assim seria, mas as duas empresas souberam ganhar espaço e preencher com pompa e circunstância o anúncio oficial. Ele foi feito hoje à tarde (30), em um dos salões de eventos do Hilton Hotel, no Morumbi, zona sul da capital, onde a coletiva convocada começou com o visual Azul e Trip juntas para  a transposição no decorrer da exposição ao nome Azul, a marca que  ressaltará toda a identidade visual da empresa  resultante da fusão anunciada desde 28 de maio. 

Sem surpresa e com base em pesquisas após um processo técnico para definição, estabelece-se a marca unificado. “Optamos por uma marca única para a operação em nosso mercado doméstico, priorizando sua posição relevante nos mercados mais caros e de maior reconhecimento”, afirmou  José Mário Caprioli, fundador da Trip hà 14 anos, revelando dados do trabalho feito pela consultoria McKinsey,

Para simbolizar a união entre as duas companhias, a nova identidade visual foi criada, trazendo elementos da Trip que preservam o legado desta  no novo logotipo. A expectativa de aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e pela Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac), dará às empresas – proximamente -  a operação  com a marca Azul da holding Azul Trip S/A. 

Assim,  o logotipo padrão da Azul passará por modificações. A letra “U” na palavra “Azul” passa a ser grafada em tons contrastantes com as letras “A”, “Z” e “L”, de forma a evocar a logotipia atual da Trip, onde a letra “I” é grafada em tonalidades distintas. Além de remeter ao logo da Trip, a letra “U”  foi destacada em outra tonalidade  para simbolizar a “união” das duas companhias em torno do objetivo de ser a número 1 na escolha dos Clientes. 

As expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, deixam de existir, uma vez que a empresa já se consolidou como uma companhia aérea e brasileira. Ambas vão manter as marcas por algum tempo, enquanto aguardam a definição das autoridades de governo  oficializando a fusão. Uma assinatura alusiva e um selo marcam o momento de integração com o tema  “Azul e Trip: juntas pelo Brasil.” 

Os novos aviões, encomendados já chegarão ostentando a nova identidade unificada.  Os primeiros deverão ser incorporados entre o final de setembro e outubro.  Para os já existentes nas malhas, eles receberão de modo gradativo, quando da manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca. 

Ações em terra serão feitas com o objetivo de manter a lembrança das atuais marcas Como já é tradição da Azul “batizar” suas aeronaves, todos os aviões da Trip ganharão “padrinhos e madrinhas”, e terão uma faixa na cor prata, elemento presente na identidade atual da empresa. Além disso, um Embraer e um ATR da Trip serão mantidos  para sempre com as pinturas atuais..  Um Embraer 195 ganhará uma pintura especial tendo como base a cor prata, presente na identidade da Trip, simbolizando a união das duas empresas. Será o avião símbolo da fusão. 

No quesito uniformes e para deixar clara a mensagem de união, as companhias resolveram adotar os  que estão sendo utilizados por cada um em diferentes áreas. Nos aeroportos, o setor de atendimento vestirá Trip,  uniforme desenvolvido pela estilista Teresa Santos que vai criar também  um novo  para os comissários de bordo.  

Os técnicos de manutenção de ambas as empresas passarão a utilizar os uniformes hoje empregados pela Azultec, a divisão de manutenção da Azul. A unidade de cargas, a Azul Cargo, manterá o seu atual traje, com a mudança da marca. O uniforme para pilotos ainda está em definição.

As companhias passam a adotar no promocional  as cores “azul médio” (no jargão interno, o “azul Trip”) como cor de suporte, assim como o uso pontual da cor cinza-prateado, outra referência direta à identidade atual da Trip

Um novo padrão (cores “azul médio” o chamado “azul Trip”)  será gradativamente aplicado a veículos, equipamentos de apoio em solo, edifícios, balcões de aeroportos, materiais impressos e peças promocionais, sempre de acordo com o cronograma estipulado. 

 “Nossa intenção foi a de promover a continuidade do incrível legado que ambas as companhias aportam. Ainda que jovens – a Trip tem 14 anos e a Azul menos de quatro– trabalhamos para que as duas marcas fossem promovidas e lembradas, com a inclusão de elementos das duas em todo o trabalho de identidade visual nesta nova fase de unificação”  reafirmou Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul.


“Temos enorme confiança no que vem pela frente”, acrescentou. “Todos os funcionários serão TRIPulantes,  e esta será  uma fusão de crescimento. Estamos mudando o que já é possível dando esta conotação que envolve quase 9 mil funcionários, operações de 840 voos diários das 115 aeronaves, representando 25% de todas as decolagens realizadas no Brasil”.





As informações são"brasilturis por ANTONIO EURYCO".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

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