Grupo12Aérea

Especialista diz que nenhuma das bases aéreas em estudo reúne condições técnicas ideais

Nenhuma das três bases em estudo para acolherem um aeroporto complementar à Portela reúne as condições ideais mas, em termos operacionais, Montijo é a mais adequada, afirmou hoje o presidente da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APLLA).

«Além de estar localizada numa zona que, em termos orográficos, não tem obstáculos significativos - e isso tem importância na operação das aeronaves -, uma das pistas do Montijo permite operar em simultâneo com a pista mais utilizada no aeroporto de Lisboa. Em Sintra, isso é perfeitamente impossível de acontecer», adianta, à Agência Lusa, o ex-piloto da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Pedro Santa Bárbara fez muitas de aterragens e descolagens das pistas da Base Aérea n.º1 em Sintra (BA1) e da Base Aérea n.º6 (BA6) no Montijo, unidades onde prestou serviço. Também operou várias vezes na pista do Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA), em Alverca. Actualmente, é presidente da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APLLA) e comandante da TAP.
«Em termos de tráfego aéreo, devido à sua orientação, as pistas de Sintra e da Portela entram em conflito e não podem operar em simultâneo. Quando um avião descolar de Sintra vai entrar automaticamente no espaço aéreo da zona de Lisboa. Para aterrar, terá de atravessar todo o espaço aéreo de aproximação à capital. Com esta limitação operacional, e estando previstos vinte movimentos por hora, nem sequer se pode considerar Sintra como alternativa», explica.
Segundo o ex-piloto da FAP, Sintra tem também limitações ao nível dos obstáculos. «Nomeadamente, devido à proximidade da Serra do Montejunto e à existência do monte Maria Dias, situado mesmo numa das cabeceiras da pista. Os obstáculos penalizam grandemente a operação dos aviões, já que, na fase de descolagem, obriga-os a utilizar muito mais potência nos motores, para atingirem uma altitude que os faça descolar em segurança».
Sobre a base do Montijo, Pedro Santa Bárbara admite alguma penalização no que diz respeito às questões ambientais, pelo facto de haver o Estuário do Tejo. Contudo, adianta que é possível adoptar procedimentos que visem minorar os impactos negativos, por exemplo, sobrevoando essas zonas protegidas a altitudes superiores.
Já a pista de Alverca está localizada no enfiamento do aeroporto de Lisboa, interferindo com os corredores aéreos de aproximação à Portela. Pedro Santa Bárbara acrescenta que Alverca também apresenta restrições por a pista ser utilizada pelos aviões que rumam à OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) para realizarem as manutenções, além de limitações ao nível do espaço.
«Tem o rio [Tejo] de um lado e a linha ferroviária do outro. Isso limita qualquer tipo de infra-estrutura que eventualmente fosse precisa, porque não há espaço físico para a fazer. Depois, é uma base dedicada à inspecção de grandes aeronaves. Se começasse a ser utilizada para voos comerciais, essa componente, que é muito importante, eventualmente, teria de ser reduzida e com efeitos negativos para o sector da manutenção», antevê.
Em Fevereiro, a OGMA emitiu um parecer, a que a Lusa teve acesso na ocasião, onde defende a «utilização preferencial da aviação executiva e/ou transporte de carga para Alverca, em alternativa aos voos low-cost», por considerar que traria mais valor para Alverca e para a região.
Pedro Santa Bárbara defende que a alternativa Portela+1, independentemente da escolha do Governo - que será conhecida este mês - é uma solução de «recurso e provisória», uma vez que a mesma «estará esgotada» um dia, tendo em conta a perspectiva do aumento do tráfego aéreo nos próximos anos


As informações são"Sol".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.