Grupo12Aérea

Sonair vai passar a ser accionista maioritária da STP Airways

A companhia aérea angolana Sonair, propriedade da petrolífera Sonangol, vai passar a ser a accionista maioritária da STP Airways, a transportadora aérea de São Tomé e Príncipe, uma vez que o grupo Pestana e outros accionistas da companhia são-tomense vão ceder a maioria do capital à Sonangol, de acordo com informação avançada pelo primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.
De acordo com o governante, que é citado pela Lusa, o negócio foi já acertado, tendo o Executivo de São Tomé e Príncipe e outros accionistas da STP Airways, nomeadamente a EuroAtlantic Airways, que é propriedade do grupo Pestana e do empresário Tomaz Metelo, já chegado a acordo quanto à entrada da Sonangol no capital da companhia.
“Nós já manifestámos interesse, os accionistas da STP Airways já manifestaram em assembleia de conselho de administração o interesse de abrir o capital à Sonangol, no mínimo de 51 por cento”, disse o primeiro-ministro são-tomense numa conferência de imprensa.
De acordo com o responsável são-tomense, o interesse dos accionistas já foi comunicado à Sonangol, devendo agora ser marcada uma assembleia-geral para que a intenção seja formalizada.
“Espero que a Sonair se torne num parceiro maioritário da STP Airways com 51 por cento”, acrescentou o primeiro-ministro, que espera que o investimento da Sonangol ajude a fortalecer a companhia de São Tomé e Príncipe, bem como o sector turístico no país.
“Acreditamos que essa parceria é importante e o facto dos outros accionistas, incluindo o Estado são-tomense, terem aceitado diminuir a participação para fazer entrar a Sonangol obedece também a uma lógica económica”, explicou Patrice Trovoada.
Na opinião do primeiro-ministro de São Tomé e Pricipe, a Sonair possui aviões recentes que precisam voar e São Tomé conta com rotas para outros países, pelo que existe assim a possibilidade de ligar algumas dessas rotas também a Angola, gerando assim “vantagens para todos”.
A EuroAtlantic Airways, propriedade do Grupo Pestana e de Tomaz Metelo, detém actualmente 43 por cento das acções da STP Airways, que voa para Lisboa com equipamento alugado pela companhia portuguesa, sendo o restante capital da companhia são-tomense detido pelo estado de São Tomé e príncipe (35%) e pela Gias, Golf International e Banco Equador. 


As informações são"turisver".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.