O avião da Airbus A350 XWB, o avião de última geração encomendado pela TAP, começa a ganhar forma. A montagem final do primeiro A350 XWB já começou, em Toulouse, na nova linha dedicada a esta aeronave. A última fase da construção do A350 XWB começa com a ligação da fuselagem central, de 19,7 metros de comprimento, com a fuselagem da parte frontal do aparelho, de 21 metros.
Esta primeira estrutura do A350 XWB será usada para os ensaios estáticos estruturais a que são submetidos os aviões novos, e que fazem parte do seu processo de certificação. A montagem do primeiro A350 XWB, que servirá para a fase de vôo (MSN1) só terá início no próximo Verão.
A fuselagem central voou até Toulouse ontem, 4 de Abril, a bordo de um Beluga, a partir da fábrica da Airbus em Saint Nazaire, França. A fuselagem dianteira foi entregue na linha de montagem final do A350 XWB a 23 de Dezembro passado, procedente também de Saint Nazaire. A entrega e montagem da fuselagem traseira, que virá de Hamburgo, na Alemanha, terá lugar nas próximas semanas, e posteriormente será a vez das asas, com origem na fábrica da Airbus em Broughton, Reino Unido. Ao contrário da arqui-rival Boeing, com enormes fábricas nos Estados Unidos, a Airbus caracteriza-se por espalhar por vários países europeus o fabrico das diferentes componentes dos aviões, satisfazendo assim vários países.
A fuselagem do A350 XWB é composta por três secções principais: dianteira, central e traseira. Estas três secções são unidas na estação principal de montagem, Estação 50, a mesma onde será instalado o trem de aterragem do “nariz”. Uma vez concluída esta fase, a fuselagem será transferida para a estação 40, para união das asas e secções de cauda. A instalação da cabina será feita em simultâneo com a integração da asa na fuselagem e com a ligação dos sistemas do avião. Desta forma, os testes funcionais poderão começar mais cedo do que em programas anteriores da Airbus.
O A350 XWB é a nova família da Airbus de fuselagem larga e tamanho médio. Estas aeronaves eficientes combinam os últimos desenvolvimentos em design aerodinâmico com tecnologias avançadas, de modo a aumentar a eficiência de consumo de combustível em 25%, em comparação com os seus concorrentes actuais em longas distâncias. Graças à utilização dos materiais mais avançados - que combinam materiais compósitos (53%), titânio e ligas aperfeiçoadas de alumínio – conseguiu-se aumentar a eficiência no peso da sua estrutura em mais de 70%. A fuselagem inovadora em plástico reforçado com fibra de carbono reduz o consumo de combustível e facilita a manutenção. O A350 XWB já beneficia da vasta experiência da Airbus na incorporação de materiais compósitos.
A família A350 XWB oferece três versões de passageiros, capazes de vôos de longa distância, com autonomia até 8.500 milhas náuticas (15.580 km). Numa configuração típica de três classes, o A350-800 dispõe de 270 lugares, o A350-900 de 314 lugares, e o A350-1000 apresenta capacidade para 350 passageiros.
As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
Esta primeira estrutura do A350 XWB será usada para os ensaios estáticos estruturais a que são submetidos os aviões novos, e que fazem parte do seu processo de certificação. A montagem do primeiro A350 XWB, que servirá para a fase de vôo (MSN1) só terá início no próximo Verão.
A fuselagem central voou até Toulouse ontem, 4 de Abril, a bordo de um Beluga, a partir da fábrica da Airbus em Saint Nazaire, França. A fuselagem dianteira foi entregue na linha de montagem final do A350 XWB a 23 de Dezembro passado, procedente também de Saint Nazaire. A entrega e montagem da fuselagem traseira, que virá de Hamburgo, na Alemanha, terá lugar nas próximas semanas, e posteriormente será a vez das asas, com origem na fábrica da Airbus em Broughton, Reino Unido. Ao contrário da arqui-rival Boeing, com enormes fábricas nos Estados Unidos, a Airbus caracteriza-se por espalhar por vários países europeus o fabrico das diferentes componentes dos aviões, satisfazendo assim vários países.
A fuselagem do A350 XWB é composta por três secções principais: dianteira, central e traseira. Estas três secções são unidas na estação principal de montagem, Estação 50, a mesma onde será instalado o trem de aterragem do “nariz”. Uma vez concluída esta fase, a fuselagem será transferida para a estação 40, para união das asas e secções de cauda. A instalação da cabina será feita em simultâneo com a integração da asa na fuselagem e com a ligação dos sistemas do avião. Desta forma, os testes funcionais poderão começar mais cedo do que em programas anteriores da Airbus.
O A350 XWB é a nova família da Airbus de fuselagem larga e tamanho médio. Estas aeronaves eficientes combinam os últimos desenvolvimentos em design aerodinâmico com tecnologias avançadas, de modo a aumentar a eficiência de consumo de combustível em 25%, em comparação com os seus concorrentes actuais em longas distâncias. Graças à utilização dos materiais mais avançados - que combinam materiais compósitos (53%), titânio e ligas aperfeiçoadas de alumínio – conseguiu-se aumentar a eficiência no peso da sua estrutura em mais de 70%. A fuselagem inovadora em plástico reforçado com fibra de carbono reduz o consumo de combustível e facilita a manutenção. O A350 XWB já beneficia da vasta experiência da Airbus na incorporação de materiais compósitos.
A família A350 XWB oferece três versões de passageiros, capazes de vôos de longa distância, com autonomia até 8.500 milhas náuticas (15.580 km). Numa configuração típica de três classes, o A350-800 dispõe de 270 lugares, o A350-900 de 314 lugares, e o A350-1000 apresenta capacidade para 350 passageiros.
As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva