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Presidente da Embraer quer o aeroporto pronto em cinco anos e conta, para isso, com a privatização

As últimas notícias deixaram o secretário de infraestrutura do estado, Beto Albuquerque, empolgado.

Pelo que ele ouviu do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, está decidido a fazer um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre e a opção preferencial é pelo Aeroporto 20 de Setembro, situado nos municípios de Portão e Nova Santa Rita. O aeroporto será tão grande que se estenderá de um município ao outro. Será maior que o de Guarulhos, perdendo apenas para o de Brasília.

Mesmo assim, a Infraero pretende investir em melhorias no Aeroporto Salgado Filho. Mas, mesmo com as melhorias possíveis, o aeroporto de Porto Alegre não dará conta da demanda por muitos anos. Por isso, a construção do 20 de Setembro precisa ser iniciada o quanto antes. A idéia o do presidente da Embraer é ter o 20 de Setembro pronto em seis anos. Ou seja, em 2018.

Com a experiência que temos de obras do governo, a projeção parece inacreditável. Mas o existe  uma solução para isso: a privatização. Veja-se como está andando rápido a obra da Arena do Grêmio. E é para essa solução rápida e simples, que o presidente da Infraero pretende apelar. Será feito, brevemente, um leilão para decidir quem vai construir a obra e, depois, administrá-la, recebendo lucros na operação. Desta forma, a obra precisa ficar pronta depressa, pois há o interesse (e a necessidade) do lucro.



Os vales do Caí e do Sinos serão um polo internacional de logísticaO secretário Beto Albuquerque foi a Brasília, na última quinta-feira, levando a documentação e informações sobre a área proposta para a implantação do novo aeroporto. Ela se estende do município de Portão até o de Nova Santa Rita e ficará próximo à Rodovia do Parque. A nova rodovia já em construção que vai ligar o Vale do Sinos a Porto Alegre, terminando nas imediações da Arena do Grêmio. 

A área já foi decretada de utilidade pública, pelas prefeituras de Portão e Nova Santa Rita em setembro do ano passado. Está, portanto, reservada para esta finalidade. Trata-se de um área de 2.000 hectares, que permitirá a implantação de uma pista de longa extensão, capaz de receber os maiores aviões do mundo, inclusive grandes cargueiros com sua carga máxima. A área é tão grande que permitirá, inclusive, uma futura ampliação do aeroporto, que já será um dos maiores do país.

O próximo passo para a concretização do projeto  será a desapropriação das áreas. O que, segundo o prefeito de Portão, Elói Besson, deverá ser feito sem maiores problemas.
A
lém de ser um dos maiores aeroportos do país, o  20 de Setembro será o mais moderno, conforme declarou o presidente da Infraero. O 20 de Setembro será o único do país com condições de operar até mesmo com zero de visibilidade, devido ao aparato tecnológico que será instalado. Por esse motivo, ele poderá servir, inclusive, como ponto de conexão, transferindo passageiros de voos internacionais para ligações com a Argentina, Uruguai, Santa Catarina e Paraná. Poderão ocorrer, também, voos diretos para a Austrália por sobre a região antártica, com tempo de vôo mais curto.


O 20 de Setembro será uma revolução na logísticaO aeroporto ficará a 25 quilômetros de Porto Alegre e bem mais perto de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caí e Montenegro. Ficará muito acessível, também, para as regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari.

O secretário Beto Albuquerque entregou ao presidente da Infraero documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque). 

O terreno de 2.500 hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento. 

Com esta ampla área será possível implantar duas pistas paralelas, com 3.200 metros de extensão, que permitirão a operação dos maiores aviões do mundo, com suas cargas máximas. Com isso, o mundo inteiro ficará próximo da grande Porto Alegre e dos vales do Caí e dos Sinos. 

Será possível vender, por exemplo, peixe fresco produzidos em açudes da região e vendê-los frescos para restaurantes de Nova York, Paris ou Tóquio.

Pode se imaginar o quanto este aeroporto irá favorecer o desenvolvimento da indústria e da produção rural do estado. 

Principalmente nas regiões mais próximas ao aeroporto. Também aumentará muito a capacidade do estado, e da região, para atrair empresas.

O projeto do Aeroporto 20 de Setembro vem sendo defendido há décadas. O Grupo Editorial Sinos, principalmente através do seu diretor Mário Gusmão, teve relevante participação na defesa persistente desse objetivo. Agora, finalmente, aquilo que muitos consideravam um delírio pode se tornar realidade. 



As informações são"Fato Novo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva

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