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Embraer vence concorrência e vai instalar unidade em Sorocaba

A Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, oficializou ontem o primeiro passo para instalar uma de suas unidades em Sorocaba ao vencer concorrência pública para a concessão de uma área de 20 mil metros quadrados no aeroporto "Bertram Luiz Leupolz". O contrato para a utilização da área está previsto para ser assinado em 9 de fevereiro, segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que divulgou o resultado da licitação. 

A Embraer, por meio de sua assessoria de imprensa, também confirmou a informação e acrescentou que vai aguardar a assinatura do contrato para dar detalhes dos seus planos para Sorocaba. A empresa com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, foi a única que apresentou proposta como interessada na exploração da área do aeroporto. Outras empresas participaram da cerimônia de abertura de envelopes no Daesp, mas sem apresentar proposta. O preço mínimo estipulado para a concorrência era de R$ 162.648,00 por mês, durante 24 meses, e a Embraer propôs R$ 162.650,00. O Daesp disponibilizou outra área vizinha do aeroporto, também de 20 mil metros quadrados, mas ela não recebeu proposta. 

A abertura de caminho para a vinda da Embraer a Sorocaba foi motivo de comemoração para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mario Tanigawa, e para o presidente da Associação dos Operadores do Aeroporto de Sorocaba (Asos), Walter Santos, presidente da empresa Jet Care Aviation. Tanigawa informou que um diretor da Embraer entrou em contato com o assessor da Secretaria, Fernando Alonso, especialmente para informar o resultado da abertura de envelopes no Daesp. 

Tanigawa recebeu a notícia "com muita alegria, era o que a gente estava esperando". E comentou: "Agora nós temos que ver quais serão os próximos passos da vinda da Embraer para cá. Vamos aguardar o posicionamento da Embraer para fazer as tratativas de assinatura de protocolo de intenções." O protocolo é o documento no qual a empresa deverá esclarecer os detalhes das suas atividades.

"Isso vai ser bom, vai ser muito bom para a comunidade", afirmou Walter Santos. Na sua análise, a presença da Embraer no parque aeronáutico de Sorocaba consolida o aeroporto local para a aviação executiva, melhora a qualidade da mão de obra no setor e abre possibilidades de crescimento da infraestrutura no local. "É muito bom para o universo da aviação executiva, São Paulo ganha com isso."
 
Alta tecnologia 
"Vamos ter em Sorocaba uma empresa de renome internacional de alta tecnologia", disse Tanigawa. Na sua avaliação, com isso a cidade completa todo um conjunto de um pólo industrial bastante significativo, o que inclui o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a multinacional Toyota: "Um pólo industrial bastante significativo, um dos principais pólos do país. Lógico que a vinda da Embraer acaba complementando vários segmentos. A Embraer, chegando com a área de manutenção, estaremos dando oportunidade para que em Sorocaba haja um centro de treinamento de formação profissional de gabarito nessa área aeronáutica."

Empresários dos setores de hangares e outros serviços aeroviários calculam que com a vinda da Embraer o aeroporto ganha "massa crítica" para se desenvolver, completando o ciclo das quatro maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo com unidades aqui instaladas. O aeroporto já tem os centros de serviços das empresas Bombardier, Dassaut Falcon e Gulfstream. Além disso, conta com a Cessna e a Bechcraft, cujos serviços são feitos nas instalações da Conal. Esse conjunto de empresas compõe praticamente todas as fabricantes da aviação executiva.
 
Cinco meses 
Foi em agosto de 2011 que a Embraer manifestou pela primeira vez os seus planos para instalar na cidade um centro de manutenção de seus aviões. Isto ocorreu em São Paulo, durante reunião convocada pela Secretaria de Transportes e Logística do Estado, da qual participaram Tanigawa e o prefeito Vitor Lippi (PSDB). Em seguida, o Daesp abriu concorrência para oferecer a concessão de uma área de 40 mil metros quadrados no aeroporto ao custo de R$ 412 mil por mês. O mercado achou o preço caro, inclusive a Embraer, e na cerimônia de abertura dos envelopes para a concorrência, em 30 de novembro, nenhuma empresa apresentou proposta. Nem a Embraer.

Depois disso, o Daesp reformulou todo o projeto, dividindo a área em duas e abrindo duas concorrências, uma para cada lote de 20 mil metros cada. Ontem, confirmando a manutenção do interesse em se instalar na cidade, a Embraer finalmente apresentou sua proposta para um dos lotes.


As informações são"Jornal Cruzeiro do Sul".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz

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