Grupo12Horas.Aérea

Iberia cancela rota do Ceará

Crise na Espanha e alta no preço de combustíveis fizeram companhia rever os negócios e desistir do voo direto para o Ceará
Passados pouco mais de sete meses após a chegada no mercado cearense, com direito a voo organizado pelo Governo do Estado para trazer jornalistas e agentes de viagem da Espanha, a Iberia vai encerrar suas operações no Ceará e em Pernambuco. A partir de 2 de novembro, as rotas diretas de Madrid rumo a Fortaleza e Recife não serão mais realizadas. Os passageiros que quiserem viajar pela companhia aérea em direção à Europa terão que partir de São Paulo ou Rio de Janeiro, capitais das quais saem aviões diariamente para a Espanha.

De acordo com o comunicado da empresa, a interrupção decorre do forte aumento do preço do petróleo, além da persistência da crise econômica sobre os mercados mundiais. Só o Querosene de Aviação (QAV), segundo a nota, teve elevação de 40% desde o fim do ano passado, o que teria disparado os custos da Iberia. Isso somado ao atraso na recuperação econômica, mantendo mercados como o espanhol com baixa demanda. "Por essa razão, apesar do razoável comportamento da rota quanto ao número de passageiros desde seu lançamento, sua rentabilidade não alcançou os níveis esperados", afirmou a empresa. A companhia cogita retomar a rota caso o cenário internacional apresente melhorias nos próximos meses.

Reembolso
Em resposta à reportagem, a Iberia informou que, nos próximos dias, os passageiros que reservaram voo para depois do dia 2 de novembro serão contatados pela empresa, ou pela agência de viagem na qual foi feita a compra, para serem informados sobre o cancelamento da reserva e apresentados a novas opções, como a troca do trajeto (passando por Rio ou São Paulo) ou o reembolso.

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, disse que o Estado já trabalha no sentido de tentar reverter a decisão da empresa. Apesar de não entrar em detalhes, o titular da pasta informou que está sendo estudada a possibilidade de o Governo intensificar a promoção do Estado na Espanha, com o apoio da Iberia. "O impacto é grande. É uma companhia de alto nível. Esperamos que possa se rever isso", acrescentou.

O secretário destacou ainda que o Estado "fez a parte dele ao conquistar o voo", mas que a partir disso a questão é de mercado, a qual deve ser trabalhada pela própria empresa. "Trata-se de uma série de coisas que não estão na seara do Estado, que investiu muito para trazer essa companhia aérea". A Infraero, segundo a assessoria de comunicação, ainda não recebeu comunicado sobre o assunto.


As informações são"Diário do Nordeste por DIEGO BORGES".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.