Apesar dessa facilidade e de maneira inversamente proporcional à redução de preços, o medo e a insegurança de viajar de avião prevalecem. Por conta disso, muitas pessoas ainda não realizaram o sonho de realizar uma viagem à longa distância. No CEAB, todos os comissários de bordo são treinados para lidar com qualquer tipo de situação, inclusive, o receio e o desconforto psicológico dos passageiros. “A autoindução ao relaxamento e a respiração tranquila são pontos de partida para superar a insegurança durante a decolagem”, explica Salmeron Cardoso, diretor do CEAB –Centro Educacional de Aviação do Brasil–.
Nesses casos, um comissário, quando necessário, auxiliará o passageiro a ficar almo, para que ele não contagie os demais com o pânico que está sentindo. Segundo o executivo, a ordem para os tripulantes é distrair a pessoa, procurando reduzir o desconforto da situação e direcionar a atenção para outra atividade ou conversa. “Um das funções do profissional é manter a tranquilidade durante o voo, fazendo o possível para que a viagem flua da melhor maneira possível”, detalha.
No mais, basta chegar com antecedência ao setor de check-in e aproveitar o tempo do voo. “Se a pessoa tem receio, recomendamos que ela procure se distrair com a leitura de revista ou livro, entretanto, nossos comissários são formados para auxiliar os passageiros em quaisquer situações, minimizando o medo de estar alturas”, finaliza Cardoso.