Grupo12Horas.Aérea

Aeroportos do Paraná devem receber novos equipamentos até 2012

Para minimizar os impactos na operação dos aviões, causados pela formação de nevoeiros na Região Sul, a Aeronáutica promete a instalação de novos equipamentos de auxílio à navegação aérea até o ano que vem para alguns aeroportos. No Paraná, os aparelhos estão previstos para Curitiba, Bacacheri e Foz do Iguaçu.

O Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, deve ganhar o equipamento chamado NDB, que transmite sinais não direcionais no espaço e que permite ao piloto determinar o seu rumo para a estação de solo. Já no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) deve começar a funcionar um ILS categoria II, sistema de aproximação por precisão, que garante o pouco ao piloto mesmo com menor visibilidade. No caso do ILS categoria II, é possível operar com um teto entre 30 e 60 metros e alcance visual da pista superior a 350 metros.

No entanto, não basta ter o equipamento no aeroporto. As companhias aéreas também precisam fazer o investimento e instalar o aparelho correlato em suas aeronaves, além de treinar suas equipes.

Para o Aeroporto de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, está previsto um novo NDB, assim como no Bacacheri, além de um VOR Doppler, que auxilia a rádio-navegação de curta distância que permite ao piloto a determinação da sua posição, orientação em rota e execução de procedimentos de aproximação para pouso. Diferente do VOR tradicional, o Doppler é utilizado em áreas com obstáculos mais altos.

Foz também deve começar a contar com um aparelho DME, que fornece a distância do avião para uma estação em solo, como por exemplo, a distância que uma aeronave está do aeroporto de destino.


Fonte/Via:Paraná Online, por Luciana Cristo
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.
O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Samuel Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.