Grupo12Horas.Aérea

Air Force One, jato que trará Obama ao Brasil, voa desde 1990 e sua fuselagem resiste até ao impacto provocado por bombas


George Bush, o pai, foi certamente quem melhor já definiu as vantagens básicas de se ter à disposição uma fortaleza voadora como o Air Force One, o gigantesco jato presidencial dos Estados Unidos, cuja fuselagem é capaz de resistir ao impacto de impulsos eletromagnéticos causados por bombas nucleares, além de possuir também um sistema antimísseis.
- Do que mais sinto falta, da época em que viajava nele, é que jamais perdiam a minha bagagem. O avião sempre decolava no horário, e nunca me diziam que um voo tinha de ser cancelado por causa de problemas com uma conexão posterior - disse o ex-presidente.
Bush se gabava ainda de uma outra regalia, bem pessoal: no cardápio de bordo jamais constava brócolis, vegetal que ele detesta.
- Graças a Deus, eu jamais senti sequer o cheiro disso no Air Force One.
Quem cuida desses detalhes pessoais nas viagens presidenciais, e que inclusive carrega pessoalmente a mala de roupas do chefe da nação, é um homem alto, de bigodinho fino, chamado Samuel Sutton Jr. - o primeiro mordomo negro da Casa Branca. Ele está no posto desde a época de Bill Clinton e também serviu a George W. Bush. Obama ouviu falar tão bem dele que o manteve no posto.
Ao contrário do que acontece no Brasil, e em muitos outros países, nos Estados Unidos o vice-presidente não assume o poder quando o presidente viaja ao exterior. Ele permanece presidente 24 horas por dia, despachando inclusive a bordo do Air Force One. E leva consigo a célebre maleta com os códigos secretos por meio dos quais pode determinar o disparo de armas nucleares, esteja onde estiver.
Esse jato, que tem o comprimento de quase uma quadra e a altura de um prédio de seis andares, é, segundo a Boeing, o avião mais seguro do mundo. Em caso de uma catástrofe em terra, o presidente americano pode permanecer no ar por um longo período. Numa emergência dessas, não é necessário aterrissar para receber combustível. O Boeing, que tem uma autonomia de voo de 12.500 quilômetros, pode ser reabastecido no ar por aviões-tanque, habitualmente utilizados para encher os tanques de caças durante as guerras.
O jato possui duas cozinhas. Elas têm capacidade de produzir refeições para cem pessoas simultaneamente, três vezes por dia, e um estoque de alimentos para 35 dias. A tripulação é composta de 26 pessoas, e o avião pode levar até 76 passageiros. Além de um gabinete de trabalho, junto a uma sala de reuniões, o presidente conta com uma confortável suíte que inclui chuveiro e um closet para troca de roupas. Não é à toa que também chamam o jato de "Taj Mahal voador". Ele é equipado, ainda, com uma pequena clínica médica com condições de, inclusive, realizar cirurgias.
A Casa Branca, na verdade, possui dois desses jatos. São gêmeos com o mesmo nome: ambos são Air Force One. Uma hora de voo de cada um deles custa o equivalente a US$ 67 mil. Por isso, só mesmo convidados muito especiais viajam de carona. O pequeno grupo de jornalistas que sempre voa com o presidente tem de pagar: suas empresas reembolsam o governo pelo valor das passagens, que, no geral, custam mais do que num voo comercial - já que, além do transporte aéreo, a Casa Branca fornece aos repórteres toda a logística de deslocamento e outros serviços nos países visitados.
A atual versão do Air Force One entrou em operação em agosto de 1990, substituindo o Boeing 707 construído em 1973. A Força Aérea dos EUA, que opera e mantém a frota presidencial, já programou a compra de três novos aviões para substituir a dupla atual. O primeiro deles deverá ser entregue em 2016.
Franklin Roosevelt foi o primeiro presidente americano a voar. Em janeiro de 1943, ele usou um Dixie Clipper, da PanAm, para ir a um encontro secreto com Winston Churchill em Casablanca, no Marrocos, para montar uma estratégia de guerra contra Adolf Hitler. Surgiu, então, a ideia de a Casa Branca ter um avião próprio, e um C-54 Skymaster teve seu interior transformado para uso presidencial. Uma década depois, o então presidente Dwight Eisenhower cunhou o termo "Air Force One" para denominar o avião. Até então, ele era chamado de "Vaca Sagrada".


Via:OGlobo
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.