O Aeroporto da Horta, localiza-se na Ilha do Faial, freguesia de Castelo Branco, a 9,5 km do centro da cidade da Horta. Remodelado em Dezembro de 2001, é o aeroporto mais importante das chamadas Ilhas do Triângulo do Arquipélago dos Açores (São Jorge, Pico e Faial). Não só garante as ligações directas com Lisboa, mas também com as restantes ilhas do arquipélago.
Presentemente, os faialenses desejam a ampliação do comprimento da pista (de 1 700 metros de comprimento), bem como a instalação do ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos). Isso permitirá a aterragem dos Airbus 319 e 320 com uma maior margem de segurança e sem que os aviões sofram as costumeiras penalizações técnicas. A aproximação à actual pista representa um desafio permanente aos pilotos, sobretudo dos Airbus.
Intensas chuvas obrigaram a preocupações acrescidas com as condições de operacionalidade dos aviões Airbus no aeroporto por parte da TAP e da Sata Internacional. A falta de um sistema de dernagem da pista e o seu comprimento útil ficar reduzido em 25% nos dias de forte percipitação, gerou um receio fundado de que acontecesse um acidente aéreo similar ao que aconteceu com o Airbus 320 da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. (Ref.ª Jornal Incentivo, de 8 de Novembro de 2007, pág. 3, e de 9 de Novembro de 2007, pág. 3)
Durante os meses de Outubro e Novembro de 2009, foi levado a cabo pela empresa Proysesa o projecto de grooving da pista do aeroporto. Espera-se que o Aeroporto da Horta venha no futuro próximo a receber voos charter directos das comunidades açorianas na América do Norte (dos EUA e Canadá), bem como permitir que outras aeronaves façam escalas técnicas.
Aeroporto do Pico complementa
A recente ampliação e modernização do Aeroporto do Pico, não inviabiliza de forma nenhuma a necessária ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Muito menos, deve considerado como seu rival. Na realidade, o projecto complementa a infra-estrutura aeroportuária da Horta. Beneficia do ponto de vista económico e social todas as Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) - que constituem uma inportante Sub-região dos Açores. O Aeroporto do Pico é na realidade um aeroporto que atende a ilha do Pico e de São Jorge. Potencia ainda uma melhoria e maior qualidade nas ligações marítimas inter-ilhas entre os portos do Pico e São Jorge.
Durante os meses de Julho e Agosto de 2007, a rota Lisboa-Terceira-Pico-Lisboa contou com dois voos semanais. Aguarda-se a entrada de funcionamento do parque de combustiveis do Pico, pervista para meados de 2008, que permitirá a ligação directa entre Lisboa e Pico. Isso permitirá futuramente receber duas ligações semanais entre Lisboa-Pico-Lisboa. Presentemente, há a necessidade de dispôr de um voo na Sexta, e não apenas na Terça, como é actualmente. Será ainda instalado no Aeroporto do Pico o Sistema ILS.
ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista.
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.
Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.
Mensagem: Asas Madeira
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seguidor do Blog 12 horas Aéreas News Aviation
Projecto de ampliação da Pista
Presentemente, os faialenses desejam a ampliação do comprimento da pista (de 1 700 metros de comprimento), bem como a instalação do ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos). Isso permitirá a aterragem dos Airbus 319 e 320 com uma maior margem de segurança e sem que os aviões sofram as costumeiras penalizações técnicas. A aproximação à actual pista representa um desafio permanente aos pilotos, sobretudo dos Airbus.
Luis Santos
Aviation In Azores
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Intensas chuvas obrigaram a preocupações acrescidas com as condições de operacionalidade dos aviões Airbus no aeroporto por parte da TAP e da Sata Internacional. A falta de um sistema de dernagem da pista e o seu comprimento útil ficar reduzido em 25% nos dias de forte percipitação, gerou um receio fundado de que acontecesse um acidente aéreo similar ao que aconteceu com o Airbus 320 da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. (Ref.ª Jornal Incentivo, de 8 de Novembro de 2007, pág. 3, e de 9 de Novembro de 2007, pág. 3)
Durante os meses de Outubro e Novembro de 2009, foi levado a cabo pela empresa Proysesa o projecto de grooving da pista do aeroporto. Espera-se que o Aeroporto da Horta venha no futuro próximo a receber voos charter directos das comunidades açorianas na América do Norte (dos EUA e Canadá), bem como permitir que outras aeronaves façam escalas técnicas.
By Luis Santos
Aeroporto do Pico complementa
A recente ampliação e modernização do Aeroporto do Pico, não inviabiliza de forma nenhuma a necessária ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Muito menos, deve considerado como seu rival. Na realidade, o projecto complementa a infra-estrutura aeroportuária da Horta. Beneficia do ponto de vista económico e social todas as Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) - que constituem uma inportante Sub-região dos Açores. O Aeroporto do Pico é na realidade um aeroporto que atende a ilha do Pico e de São Jorge. Potencia ainda uma melhoria e maior qualidade nas ligações marítimas inter-ilhas entre os portos do Pico e São Jorge.
Durante os meses de Julho e Agosto de 2007, a rota Lisboa-Terceira-Pico-Lisboa contou com dois voos semanais. Aguarda-se a entrada de funcionamento do parque de combustiveis do Pico, pervista para meados de 2008, que permitirá a ligação directa entre Lisboa e Pico. Isso permitirá futuramente receber duas ligações semanais entre Lisboa-Pico-Lisboa. Presentemente, há a necessidade de dispôr de um voo na Sexta, e não apenas na Terça, como é actualmente. Será ainda instalado no Aeroporto do Pico o Sistema ILS.
ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista.
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.
Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.
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FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.