Paulo Olim

Faial spotter Luis Santos no Aeroporto da Horta (Portugal)

O Aeroporto da Horta, localiza-se na Ilha do Faial, freguesia de Castelo Branco, a 9,5 km do centro da cidade da Horta. Remodelado em Dezembro de 2001, é o aeroporto mais importante das chamadas Ilhas do Triângulo do Arquipélago dos Açores (São Jorge, Pico e Faial). Não só garante as ligações directas com Lisboa, mas também com as restantes ilhas do arquipélago.
Aviation In Azores

Seguidor do Blog 12 horas Aéreas News Aviation

Projecto de ampliação da Pista

Presentemente, os faialenses desejam a ampliação do comprimento da pista (de 1 700 metros de comprimento), bem como a instalação do ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos). Isso permitirá a aterragem dos Airbus 319 e 320 com uma maior margem de segurança e sem que os aviões sofram as costumeiras penalizações técnicas. A aproximação à actual pista representa um desafio permanente aos pilotos, sobretudo dos Airbus.


Luis Santos
Aviation In Azores
Seguidor do Blog 12 horas Aéreas News Aviation

Intensas chuvas obrigaram a preocupações acrescidas com as condições de operacionalidade dos aviões Airbus no aeroporto por parte da TAP e da Sata Internacional. A falta de um sistema de dernagem da pista e o seu comprimento útil ficar reduzido em 25% nos dias de forte percipitação, gerou um receio fundado de que acontecesse um acidente aéreo similar ao que aconteceu com o Airbus 320 da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. (Ref.ª Jornal Incentivo, de 8 de Novembro de 2007, pág. 3, e de 9 de Novembro de 2007, pág. 3)

Durante os meses de Outubro e Novembro de 2009, foi levado a cabo pela empresa Proysesa o projecto de grooving da pista do aeroporto. Espera-se que o Aeroporto da Horta venha no futuro próximo a receber voos charter directos das comunidades açorianas na América do Norte (dos EUA e Canadá), bem como permitir que outras aeronaves façam escalas técnicas.
By Luis Santos

Aeroporto do Pico complementa

A recente ampliação e modernização do Aeroporto do Pico, não inviabiliza de forma nenhuma a necessária ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Muito menos, deve considerado como seu rival. Na realidade, o projecto complementa a infra-estrutura aeroportuária da Horta. Beneficia do ponto de vista económico e social todas as Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) - que constituem uma inportante Sub-região dos Açores. O Aeroporto do Pico é na realidade um aeroporto que atende a ilha do Pico e de São Jorge. Potencia ainda uma melhoria e maior qualidade nas ligações marítimas inter-ilhas entre os portos do Pico e São Jorge.

Durante os meses de Julho e Agosto de 2007, a rota Lisboa-Terceira-Pico-Lisboa contou com dois voos semanais. Aguarda-se a entrada de funcionamento do parque de combustiveis do Pico, pervista para meados de 2008, que permitirá a ligação directa entre Lisboa e Pico. Isso permitirá futuramente receber duas ligações semanais entre Lisboa-Pico-Lisboa. Presentemente, há a necessidade de dispôr de um voo na Sexta, e não apenas na Terça, como é actualmente. Será ainda instalado no Aeroporto do Pico o Sistema ILS.

ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista.


Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.

Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.

Seguidor do Blog 12 horas Aéreas News Aviation




Mensagem: Asas Madeira

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paulo Olim

About Paulo Olim -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.