Grupo12Horas.Aérea

Azul prevê expansão de até 20% da aviação doméstica

Ele lembrou que há uma estreita ligação entre o aumento do PIB e a demanda no setor de aviação.

No ano passado, apesar da crise, o mercado teve taxa de crescimento de 17%, de acordo com o executivo. "Em 2009, foi uma coisa muito desigual; tivemos crescimento zero, por assim dizer, no primeiro semestre; e avanço de 30% no mercado de aviação no segundo semestre. Um resultado acabou equilibrando o outro", explicou.

Segundo o executivo, a Azul pretende participar ativamente deste processo de crescimento. "A minha companhia praticamente vai dobrar de tamanho este ano", afirmou. Ele lembrou que a Azul tem previsão de receber sete aeronaves encomendadas da Embraer este ano, e terminar 2010 com uma frota de 21 aviões, como previsto. "Já recebemos uma aeronave, há três semanas. Agora faltam mais seis", informou. O executivo comentou ainda que a empresa atenderá 18 localidades até maio, quando será incluída a capital de Mato Grosso, Cuiabá.

Ele lembrou ainda a recente aquisição de dois slots (horários de pouso e decolagem) no Aeroporto de Congonhas (SP) para fim de semana. "Isso é limitado, mas é muito importante, pois a Justiça brasileira entendeu que os slots são de propriedade do governo federal, gerenciados pela Anac", afirmou. A Azul deve começar a voar em Congonhas a partir de abril. Atualmente o aeroporto "hub" de operações da Azul é o de Viracopos, em Campinas (SP).

Ocupação

A Azul deve fechar março com uma ocupação em torno de 86%, segundo Janot. "É o nosso padrão, esse patamar. Tivemos ocupação de 90% em janeiro e de 86% em fevereiro", disse.

Ele destacou que, atualmente o mercado doméstico encontra-se muito aquecido para o setor de aviação. Em sua palestra durante workshop oferecido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), hoje, o executivo comentou que nos próximos meses ocorrerão "grandes movimentos na aviação". Isso porque Janot espera um aumento na demanda de passageiros originados da classe C. "Creio que voar de avião é a última fronteira para essa classe média, e as empresas sabem disso", afirmou, não descartando uma onda de promoções e facilidades para pagamento nos próximos meses a serem oferecidas pelas companhias aéreas, na tentativa de atrair este tipo de cliente.

No mesmo evento, o executivo reiterou a proposta de fazer a oferta pública de ações da Azul em 2011. Janot afirmou ainda que a empresa está bem capitalizada, e não pensa em operações como de debêntures ou commercial papers para captar dinheiro no mercado.

FONTE:AE

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.