Do total de voos realizados pelas cinco maiores companhias brasileiras no mês de fevereiro, 12,7% sofreram atrasos. O número foi 5,1 pontos percentuais menor do que em janeiro. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e contabilizam as operações realizadas nos 67 aeroportos do país operados pela Infraero.
A Anac considera apenas os voos que decolaram com tempo superior a 30 minutos do horário previsto. A empresa mais pontual foi a OceanAir (5% dos voos atrasados), seguida pela Azul (5%) e pela Webjet (10,8%). A Gol/Varig e a TAM, detentoras das maiores fatias do mercado de aviação comercial, tiveram os maiores percentuais de atrasos. O da Gol/Varig foi de 12,4%, enquanto a TAM teve índice de 14,6%.
No Aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre, a Infraero contabilizou em fevereiro, 3,08% de cancelamentos e 8,23% de atrasos, entre os 2.405 partidas realizadas. O resultado foi um pouco acima do registrado no mesmo mês de 2009, quando 2,36% foram cancelados e 7,42% tiveram atrasos.
Segundo o setor de comunicação da Anac, o acompanhamento é feito mês a mês, a fim de evitar prejuízo aos passageiros. Nos casos em que o não cumprimento dos horários torna-se frequente, a agência reguladora faz uma verificação mais detalhada dos motivos, que podem ser causados por questões meteorológicas, ou operacionais.
Internacional - Apesar de não poder intervir no cumprimento dos horários das empresas estrangeiras, a Anac também acompanha este segmento. Entre as companhias com mais de 100 decolagens por mês, a mais pontual foi a Lufthansa, com 4,4% do total fora do horário previsto e da margem de tolerância de meia hora. Depois aparecem a Copa (7,5% de atrasos) e a United Airlines (7,7%).
Operando no mercado internacional, a TAM Mercosur (46,5%); a TAM (31,1%) e a Aerolíneas Argentinas (24,8%) tiveram as maiores incidências. Segundo a Anac, esses percentuais têm relação com nevascas na Europa e na América do Norte. Das empresas estrangeiras com menos de 100 voos mensais no pais, as menos pontuais foram aLivingston - com 84,2% de atrasos superiores a 30 minutos, e a Air Italy (70%).
FONTE:Diário de Pernambuco (Assinatura)
Voos sofrem menos atrasos
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.