Grupo12Horas.Aérea

SATA questiona vantagens de colocar avião em permanência na Terceira

“A SATA Air Açores tem uma taxa de concretização de voos de 98 por cento e um desenho de rede com soluções técnicas que minimizam o custo da operação, pelo que faz sentido manter o modelo que temos”, afirmou Gomes de Menezes, em declarações à Lusa.

A transportadora aérea açoriana centralizou as operações de manutenção em S. Miguel, mas forças políticas e instituições locais da Terceira defendem um avião em permanência nesta ilha para assegurar as ligações no Grupo Central e com o Grupo Ocidental, quando as condições atmosféricas impedem a descolagem de Ponta Delgada.

Para o presidente da SATA, este argumento não é válido, já que, entre os 443 voos cancelados no ano passado por razões atmosféricas, apenas 22 deveriam ter descolado de Ponta Delgada.

“Vinte e dois voos num universo de cerca de 13 mil realizados no ano passado entre as ilhas dos Açores representam 0,17 por cento”, afirmou.

Os dados da SATA indicam que a maioria dos cancelamentos de voos por questões atmosféricas ocorre nas Flores, no Corvo e em S. Jorge, e não em Ponta Delgada.

Gomes de Menezes considera que a colocação de um avião em permanência na Terceira implicaria custos acrescidos com manutenção e tripulações que não seriam compensados com benefícios equivalentes.

“Qualquer esforço para combater estes 0,17 por cento que resulte em estruturas caríssimas e redundantes terá uma desproporção na relação custo/benefício”, frisou.

O presidente da SATA revelou ainda que, com o atual modelo de rede, realizam-se mais voos com origem na Terceira do que em S. Miguel.

Em 2009, entre os 13 mil voos realizados nos Açores, 4049 descolaram das Lajes e 3913 de Ponta Delgada.

Isto porque um avião pode sair de manhã de Ponta Delgada com destino à Terceira, seguir para a Graciosa e voltar à Terceira, voar depois para S. Jorge e regressar à Terceira e ainda seguir para o Pico e regressar à Terceira antes de voar para S. Miguel, onde passa a noite e é sujeito a manutenção.

“O avião sai de manhã e regressa à noite a Ponta Delgada, mas a verdade é que, durante o dia, em termos de movimento, faz bom uso da centralidade geográfica da Terceira”, diz Gomes de Menezes.

Para o presidente da SATA, o atual desenho da rede é o que apresenta as melhores soluções para a operação das 15 rotas exigidas pelas obrigações de serviço público “da forma mais racional possível e com o mínimo impacto no erário público”.

“O modo como se organiza a rede é uma questão estritamente técnica”, frisou, defendendo que as vantagens de ter um único pólo de manutenção são “evidentes e importantes”.

António Gomes de Menezes considerou “excelente” o desempenho de uma transportadora aérea que apresenta uma concretização de 98 por cento dos voos, salientando a importância de “atingir este nível de qualidade com o menor custo possível”.

FONTE:Destak

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.