Grupo12Horas.Aérea

Azul, Webjet e NHT poderão operar em Congonhas

A maior parte dos slots ofertados foi concedida a três empresas que já operam em Congonhas. A Gol foi a que conseguiu mais espaços (56), seguida de TAM (54) e Oceanair (38). As companhias ainda não voam em Congonhas obtiveram menos slots _ oito para Azul, 28 para NHT e 18 para Webjet. Apenas TAM, Gol, Oceanair e NHT conseguiram rotas nos dias de semana. As demais companhias vão operar apenas nos finais de semana, rotas consideradas menos rentáveis. Outros 153 slots permaneceram vagos por não despertarem o interesse de nenhuma companhia.

Se as empresas não oferecerem voos para os slots concedidos, elas perderão o direito de uso e os horários serão redistribuídos.

Com a nova distribuição, Gol e TAM concentram mais de 80% dos slots em Congonhas. Oceanair e Pantanal detêm cerca de 4% dos horários no aeroporto cada uma. As empresas que conseguiram nesta segunda-feira o direito de operar em Congonhas possuem menos de 1% dos slots _NHT (0,81%), Webjet (0,52%) e Azul (0,23%).

Sistema de distribuição

O resultado foi influenciado por normas da Anac que priorizam a distribuição de slots a companhias que já operam no aeroporto. Para realizar a oferta, a Anac sorteou uma ordem de distribuição entre as companhias que já operam no aeroporto e as que querem operar. A Oceanair foi a primeira a escolher seus slots, seguida de Gol e TAM. A NHT venceu o sorteio entre as novas interessadas em Congonhas e definiu seus espaços. Uma nova rodada de distribuição foi realizada entre as companhias que já operam em Congonhas antes da Webjet solicitar seus slots. A Azul foi a última a escolher.

Disputa judicial

A oferta de slots ocorreu após uma disputa judicial entre a Anac e a Pantanal Linhas Aéreas. Entre os 355 horários de voos ofertados na semana, 61 pertenciam à companhias aérea, que está em recuperação judicial e em processo de aquisição pela TAM. Esses slots incluem 40 horários para pouso ou decolagem durante a semana, as rotas mais cobiçadas em Congonhas. A Pantanal perdeu os slots por não cumprir as regras da concessão dos espaços, que limita a 20% o número de voos cancelados por slot.

O juiz Caio Mendes de Oliveira, da 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo, que está à frente do processo de recuperação judicial da Pantanal, concedeu uma liminar à Pantanal para impedir a distribuição de seus slots pela Anac. A questão foi encaminha à corte do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu na semana passada, por unanimidade, autorizar a realização da oferta dos slots da companhia aérea pela Anac.

FONTE:Último Segundo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.