A GOL Linhas Aéreas
Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia
aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia as
estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de janeiro de
2010.
Comentários da Administração
No mês de janeiro, a demanda de tráfego aéreo da GOL registrou
crescimento de 32,1% (31,4% no mercado doméstico e 36,9% no mercado
internacional), em comparação a janeiro de 2009, representando um
aumento sequencial da demanda pelo segundo mês consecutivo.
O principal fator para o aumento na demanda na malha da GOL foi o
efeito combinado do melhor cenário econômico no Brasil e na América
do Sul, principalmente sob o ponto de vista de confiança do consumidor
e do posicionamento estratégico diferenciado da GOL nos mercados em
que atua baseado em: (i) maior frequência entre os principais
aeroportos; (ii) alta produtividade; (iii) pontualidade; (iv)
qualidade no atendimento ao cliente; (v) gerenciamento dinâmico de
tarifas, beneficiando os clientes que programam suas viagens
antecipadamente com preços mais baixos, incentivando a demanda e
reduzindo o estoque de assentos disponíveis para voos demandados com
pouca antecedência; (vi) ampla vantagem em custos; e (vii)
revitalização do SMILES, o maior programa de milhagem da América
Latina, com mais de 6,6 milhões de clientes e mais de 150 parceiros
comerciais.
Especificamente sobre o mercado internacional, a melhoria na demanda
também se deve aos ajustes realizados na malha área internacional
incluindo o lançamento de novas rotas ligando o Brasil ao Caribe com
voos para Aruba e Curaçao. Adicionalmente, esse mercado também
reflete os benefícios da integração dos sistemas de reservas GOL e VRG
ocorrido em janeiro de 2009, além do reposicionamento dos canais de
vendas ocorrido durante o ano de 2009, incluindo a abertura e reforma
de lojas em aeroportos no exterior visando melhor adequá-los ao
modelo de negócios da GOL e ao perfil dos clientes com origem nessas
localidades.
Em comparação a dezembro de 2009, a demanda cresceu 8,5% (5,3% no
mercado doméstico e 35,3% no mercado internacional) pelos mesmos
fatores que levaram o aumento da demanda na comparação com janeiro do
ano passado. No caso do mercado internacional, na comparação com
janeiro de 2009, a valorização do Real em relação ao Dólar de 19,1%
foi um fator que contribuiu positivamente para esse crescimento, além
das novas rotas para o Caribe que tiveram seu pico de vendas durante
o mês de janeiro.
Como resultado, a Companhia apresentou uma taxa de ocupação total de
77,9% em janeiro de 2010 (77,3% no mercado doméstico e 81,8% no
internacional), sendo que o mercado internacional ficou 24,5 pontos
percentuais acima dos 57,3% registrados em janeiro de 2009 e 11,5
pontos percentuais acima dos 70,3% verificados em dezembro de 2009.
Dados Operacionais
Janeiro 2010* Janeiro 2009* Var.%(YoY) Dezembro 2009* Var.%MoM
Sistema Total
ASK (mm) (1) 3.936,7 3.369,1 16,8% 3.702,9 6,3%
RPK (mm) (2) 3.066,0 2.320,3 32,1% 2.827,0 8,5%
Taxa de
Ocupação (3) 77,9% 68,9% +9,0pp 76,3% +1,5pp
Mercado Doméstico
ASK (mm) (1) 3.443,2 2.854,4 20,6% 3.278,6 5,0%
RPK (mm) (2) 2.662,3 2.025,4 31,4% 2.528,7 5,3%
Taxa de
ocupação (3) 77,3% 71,0% +6,4pp 77,1% +0,2pp
Mercado Internacional
ASK (mm) (1) 493,5 514,6 -4,1% 424,3 16,3%
RPK (mm) (2) 403,7 295,0 36,9% 298,3 35,3%
Taxa de
Ocupação (3) 81,8% 57,3% +24,5pp 70,3% +11,5pp
( * ) Dados preliminares para janeiro de 2010; dados Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac) para janeiro de 2009 e dezembro de 2009.
A Companhia vem mantendo sua estratégia disciplinada de adicionar
capacidade, visando maximizar seu resultado operacional. Em janeiro
de 2010, a Companhia aumentou sua capacidade no mercado doméstico em
20,6%, enquanto a demanda teve um aumento de 31,4%. Essa estratégia é
claramente mais positiva no mercado internacional, enquanto a
Companhia reduziu sua capacidade em 4,1%, obtendo porém, um aumento
na demanda de 36,9%.
Os yields mantiveram o ritmo de recuperação gradual e no mês de
janeiro ficou acima dos 19 centavos.
(1) Assento-quilômetro oferecido (available seat kilometers ou “ASK”)
é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos
disponíveis em cada etapa de voo pela distancia da etapa média de
voo.
(2) Passageiro-quilômetro transportado (revenue passenger
kilometers ou “RPK”) é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar
o número de passageiros pagantes em uma etapa de voo pela distancia da
etapa média de voo.
(3) Taxa de ocupação (“load factor”) é a capacidade efetivamente
utilizada de assentos da aeronave, calculada dividindo-se o número de
passageiros-quilômetro transportados pelo número de
assentos-quilômetro oferecidos.
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a
maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América
Latina, oferece cerca de 800 voos diários para 50 destinos que
conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e dez mercados
internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma
frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais
seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e
eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio
do uso de tecnologia de última geração, a Companhia – com as marcas
GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL – oferece aos clientes
facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a
melhor relação custo-benefício do mercado.
Este comunicado contém considerações futuras referentes às
perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e
financeiros, e às perspectivas de crescimento da GOL. Estas são
apenas projeções e, como tais, baseiam-se exclusivamente nas
expectativas da administração da GOL. Tais considerações futuras
dependem, substancialmente, de fatores externos, além dos riscos
apresentados nos documentos de divulgação arquivados pela GOL e
estão, portanto, sujeitas a mudanças sem aviso prévio.
FONTE:GOL
GOL anuncia Estatísticas de Tráfego de Janeiro de 2010
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