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Carnaval reforça segurança em aeroportos

O grande movimento esperado nos aeroportos brasileiros nos dias de Carnaval exige dos órgãos públicos e das companhias aéreas um esquema especial para suportar a demanda e evitar transtornos. Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prometem reforçar as equipes, dar ênfase à orientação aos passageiros e apertar a fiscalização.

As principais empresas, por sua vez, colocarão voos extras para os destinos mais concorridos da folia e deixarão aeronaves preparadas para o caso de imprevistos, como Gol, TAM, Azul e WebJet. A Ocean Air, também procurada por ZH, não informou suas ações para o período.

Incrementos na malha doméstica foram anunciados pela TAM, com 38 voos extras, e pela Gol, com mais 84 voos. A Infraero, estatal que administra 67 aeroportos no Brasil, estima que o fluxo de passageiros será 2% superior ao verificado no Carnaval de 2009. A estimativa tem como base a quantidade de assentos oferecidos pelas companhias aéreas, mas a movimentação ainda pode ser maior com a aprovação de voos fretados.

Para evitar transformar em aborrecimento a data que deveria ser de alegria e descanso, o passageiro também pode tomar algumas precauções simples como reunir a documentação necessária para a viagem e conhecer o limites para a bagagem de mão.

Serviço ZH

- O presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros (Andep), Claudio Candiota, aconselha que, para evitar problemas, os usuários cheguem com antecedência aos aeroportos. Em caso de overbooking, atraso ou cancelamento do voo, Candiota sugere que o grupo prejudicado troque endereços e telefones para a hipótese de buscar reparação judicial e precisar de testemunhas, além de reunir recibos de gastos causados pelo embarque frustrado para obter ressarcimentos.

Os cinco principais destinos nacionais no Carnaval

- Rio de Janeiro

- Salvador

- Porto Seguro

- Recife

- Fortaleza

- Ainda é possível viajar para essas cidades?

Sim, mas a preços mais salgados e provavelmente em voos regulares.

- O que deve fazer quem decidiu na última hora?

- Peça para sua agência de viagem pesquisar o melhor custo-benefício de cada opção.

- Tente evitar sair e retornar nos dias e horários mais concorridos, como embarcar na sexta a partir do final da tarde e retornar na quarta-feira pela manhã.

Em cima da hora

- Para os viajantes de última hora ainda há passagens, mas o peso no bolso é maior. Abaixo, veja a simulação feita nos sites das duas maiores companhias, na noite de ontem, para os dois principais destinos brasileiros.

Gol

- Porto Alegre-Salvador

Saindo na sexta-feira, a passagem mais em conta custava R$ 989. A maioria era oferecida por R$ 1.923.

- Porto Alegre-Rio (Aeroporto do Galeão)

Dos seis voos disponíveis ontem, com saída na sexta, três eram por R$ 987, dois por R$ 419 e um por R$ 519.

TAM

- Porto Alegre-Salvador

Na saída, para sexta-feira, havia poucas opções ainda por R$ 928. A maior parte estava sendo oferecida por R$ 1.650.

- Porto Alegre-Rio (Galeão)

Para sexta-feira, a passagem mais em conta no site custava R$ 441 e, a mais cara, R$ 1.020.

Esquema especial da ANAC

- A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promete aumentar o número de servidores para intensificar a fiscalização na semana do Carnaval, principalmente nos aeroportos de maior movimentação. O órgão ainda não definiu os detalhes da operação especial.

Infraero

- Nos 67 aeroportos sob sua administração, a Infraero irá manter, até o dia 21 de fevereiro, pessoal extra com remanejamento de férias e folgas. Há ainda a possibilidade de contratação de mão de obra temporária, no caso dos motoristas dos ônibus de transporte de passageiros e do pessoal destinado aos cuidados com a limpeza.

- No portal da empresa há um conjunto de dicas e esclarecimentos para o passageiro (www.infraero.gov.br/horadeviajar).

Dicas para o passageiro: bagagem de mão

- Nos voos domésticos, não pode ser maior que 115cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5kg. Em caso de excesso de peso ou tamanho, a companhia poderá exigir que a bagagem seja despachada e o peso será considerado na franquia de 23kg destinada a cada passageiro. Se houver excesso de bagagem, a empresa aérea é autorizada a cobrar, e o valor pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. Itens proibidos na bagagem de mão são objetos cortantes ou perfurantes (canivetes, tesouras de unha, etc.) e só devem ser levados na bagagem despachada.

Documentos para o check-in

- Antes de seguir para o aeroporto, verifique a documentação. Em voos domésticos, são aceitos originais ou cópias autenticadas da Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (mesmo que vencida), ou carteira de identidade emitida por conselho profissional, com fotografia (OAB, CREA e outras), ou Carteira de Trabalho, ou passaporte nacional.

- Para crianças e adolescentes é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.

Overbooking

- A companhia aérea deve oferecer assistência ao passageiro: comunicação (serviço de telefone ou e-mail), alimentação (vale para ser trocado em restaurantes do aeroporto) e – se for o caso – hospedagem e transporte entre aeroporto-hotel-aeroporto. A companhia também deve providenciar reacomodação do passageiro em outro voo da mesma empresa, ou endossar o bilhete para outra empresa, ou ainda – se o passageiro desistir de viajar – oferecer reembolso integral do bilhete.

Voo atrasado

- Se houver atraso de voo superior a quatro horas, a contar do horário de embarque, a companhia aérea deve oferecer assistência ao passageiro com a mesma abrangência prevista para casos de overbooking.

Voo cancelado

- A companhia aérea deve reacomodar o passageiro em outro voo da mesma empresa ou endossar o bilhete para outra companhia. Se o passageiro desistir de viajar, terá direito ao reembolso integral do bilhete.

Dúvidas e queixas

- Acesse o site www.anac.gov.br/falecomaanac ou ligue para 0800-7254445

- Ao se sentir lesado em seus direitos, você pode ainda recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e ao Judiciário. Fonte: Carmen Marun, diretora da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav)

FONTE:

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